Começa a 16ª Semana de Estudos Linguísticos e Literários

DSC_0961Na noite desta terça-feira (22), teve início no auditório G1 da Universidade Católica de Pernambuco a 16ª Semana de Estudos Lingüísticos e Literários do curso de Letras, coordenado pela professora Flávia Ramos. O evento contou com uma conferência da professora Ana Lima (UFPE), falando a respeito do legado do lingüista Luiz Antônio Marcuschi. Logo em seguida teve início uma mesa-redonda referente ao ‘Estudo de textos e de gramática em aulas de português’. Mediado pelo professor do curso de Letras da Unicap Fanuel Paes Barreto, o debate contou com a presença das professoras Anelilde Lima (Facho), Gláucia Renata (UFPE) e Rosana Teles (IFPE). Além do relato do aluno do curso de Letras da Unicap Arthilin Medeiros.

DSC_1000

O evento prossegue até amanhã (24) apresentando um debate central a cada dia.  Segundo a coordenadora do curso, Flávia Ramos, “a proposta do evento em si é provocar diálogos entre os estudos lingüísticos e literários em torno da palavra escrita a partir das discussões presentes na obra do lingüista Luiz Antônio Marcuschi e na literatura pernambucana contemporânea”.

O evento terá continuidade hoje (dia 23) no 4º andar do bloco B, tendo início às 17h com alguns comunicados ao público e em seguida (às 18h30) irá realizar o lançamento dos livros do Programa da Pós-Graduação da Unicap. Às 19h terá início mesa-redonda, coordenada pela professora Roberta Calado, do curso de Letras da Unicap, e reunirá os professores Marcus Matos (ABA) e Antônio Coutelo (Cultura Inglesa), juntamente com a professora Sophia Leal (Consulado da Venezuela), para o debate Em Torno das Línguas.

No dia 24 (quinta-feira), o evento inicia com uma uma sessão de pôsteres às 17h no auditório G1, sob a coordenação do professor Janilto Andrade (Unicap). O evento segue com as palestras “Pernambuco também é literatura”, com o professor Ângelo Monteiro (UFPE), às 18h30, e “A linguagem fotográfica como ferramenta de preservação ambiental e difusão cultural: mensagens, meios e formas”, com o fotógrafo Miguel Igreja, às 19h30. Às 20h30, ocorrerá um momento cultural para marcar o fim da Semana de Estudos Lingüísticos e Literários da Unicap.

DSC_1036