Intercâmbio entre a Unicap e Angola já beneficiou 42 estudantes africanos

Edna e Rossana

A oportunidade de intercâmbio possibilita a troca de experiências, conhecimento e a chance de vivenciar uma outra cultura. Uma relação de via dupla que garante bons frutos não só para as instituições, mas principalmente para professores e alunos. Tem sido esta a sensação de vários angolanos que escolheram a Universidade Católica de Pernambuco como destino da viagem de estudos.

Graças a uma parceria com Ministério das Obras Públicas do governo de Angola e a Construtora Queiroz Galvão, a Unicap já recebeu 42 estudantes daquele país. A maioria (25) alunos do curso de Administração. É o caso de Edna de Fátima Gonçalves, 32 anos. Ela se formou no final do ano passado e resolveu esticar a sua permanência ingressando numa pós-graduação de Gestão Financeira e Contábil em outra instituição de ensino. Mas ela não se esquece dos tempos da Unicap. “Aprendi muita coisa. Foi uma experiência ótima. Com certeza, vou aplicar este conhecimento no meu país”.

A conterrânea e colega de curso de Edna, Rossana Patrícia Mateus Quino, 31 anos, veio da capital Luanda. Para ela, também valeu a pena ter atravessado o Atlântico em busca de conhecimento na Católica. “Recife tem um ambiente tranquilo para estudar. A Unicap tem uma estrutura muito boa. A Biblioteca me chamou a atenção e os professores são ótimos”, disse ela.

Além de Administração, a Unicap já recebeu, desde maio de 2007,  universitários angolanos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo (12); Engenharia Civil (3); Ciências Contábeis (1); Ciências da Computação (1). Para o assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unicap, Prof. Dr. Thales Castro, o intercâmbio com Angola contribui para a conquista de outras iniciativas semelhantes. “Amplia o raio de cooperação com outros Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palops). Ademais, essa parceria desenvolve novos projetos culturais e acadêmicos entre nossos povos irmãos”.

amplia