CATÓLICA CELEBRA 75 ANOS COMEMORANDO NOTA MÁXIMA NA AVALIAÇÃO DO MEC

Na semana em que celebra 75 anos de existência, a Universidade Católica de Pernambuco conquistou a nota máxima da avaliação geral institucional feita pelo Ministério da Educação. Numa escala de 1 a 5, a Unicap tirou 5. Para o MEC, esse conceito representa a consolidação da Católica como universidade de excelência acadêmica. A conquista está sendo bastante comemorada por gestores, professores, alunos, funcionários e promete deixar ainda mais animada a programação de aniversário nesta quinta-feira (27).

O dia vai começar com um café da manhã para professores e funcionários, às 8h, no jardim em frente à Biblioteca Central. No mesmo horário, o Instituto Humanitas Unicap promove uma caminhada especial com o grupo Amigos no Caminho. A concentração vai ser na frente da Capela e os participantes seguirão até o Alto da Sé, em Olinda.

À noite, no Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, o MPB Unicap vai apresentar um show especial que vai reviver os principais acontecimentos da história da Católica e as canções que marcaram esse período na música popular brasileira. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro. O show começa às 19h30.

Já no sábado (29), no Teatro de Santa Isabel, a partir das 19h, uma solenidade reunindo toda a comunidade acadêmica irá prestar homenagens a instituições parceiras, personalidades, professores e funcionários que marcaram a trajetória da Unicap ao longo desses 75 anos. Haverá também apresentações culturais do MPB Unicap, do poeta Antônio Marinho, além de recital do Madrigal Lindbergh Pires. O músico Percy Marques e o capoeirista Mestre Corisco irão fazer um dueto. O evento será restrito a convidados.

Conceito 5 – Os avaliadores do Ministério da Educação estiveram na Unicap semana passada. Eles visitaram salas de aula, laboratórios, biblioteca, espaços culturais, clínicas, núcleo de prática jurídica, museu de arqueologia, além de terem conversado com professores e alunos. Diversos itens foram avaliados nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. O resultado da avaliação saiu ontem (25). À tarde, representantes dos estudantes, docentes, funcionários e gestores brindaram a conquista na Sala dos Conselhos com a presença do Reitor, Prof. Dr. Padre Pedro Rubens.

“Uma semana de alegria, de colher frutos. É uma grande conquista para a nossa Universidade. Esse reconhecimento do MEC é um reconhecimento objetivo, oficial para todo o Brasil. Significa que, a partir de agora, nós pisamos no degrau de excelência acadêmica. Que a gente seja excelente em tudo o que a gente faz sem perder a alegria, a crítica e com essa capacidade de contagiar as outras pessoas, as futuras gerações, que é a razão primeira do nosso trabalho”.

Prof. Dr. Padre Pedro Rubens  – Reitor.

“É muito importante a Universidade ter conquistado esse avanço. Os estudantes tiveram participação nesse processo de avaliação. O movimento estudantil da Universidade tem uma cadeira própria na Comissão Própria de Avaliação (CPA). Isso demonstra o compromisso da Católica em ouvir os alunos no processo avaliativo e é um reconhecimento em nível nacional dos avanços que têm sido conquistados pela Universidade”.

Pedro Lavor – representante do diretório acadêmico do curso de Direito na CPA, aluno do 9º período.

“Como instituição comunitária, a Universidade procura excelência na prestação de serviço à comunidade, além de uma organização interna onde todos se sintam incluídos, integrados”.

Prof. Dr. Padre Lúcio Flávio – Pró-reitor Comunitário.

“Esse conceito nos motiva a buscar excelência na pós-graduação, a fortalecer e consolidar nossos programas. Essa nota é um reconhecimento de tudo aquilo que a gente vem fazendo àqueles que vieram antes de nós”.

Profª Drª Valdenice José Raimundo – Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação.

“Essa conquista representa o reconhecimento da excelência no funcionamento dos processos acadêmicos da aprendizagem, dos espaços, da responsabilidade social da Universidade, da presença pública da Católica na cidade. É a confirmação de toda uma história a partir de ombros de gigantes que nos antecederam e que a gente, com muita responsabilidade, procura ampliar as conquistas do passado”.

Prof. Dr. Degislando Nóbrega – Pró-reitor de Graduação e Extensão.

“É um reconhecimento ao trabalho humanista da Universidade. Durante esse período de avaliação, a gente pôde experimentar e ver o amor que os colaboradores têm pela instituição. São coisas intangíveis, mas que fazem a instituição ser excelente e ser diferente. Por meio do amor de seus colaboradores, do amor pela cidade, do amor pelo país, faz com que ela consiga transformar a nossa sociedade numa sociedade melhor, mais justa, cumprindo a sua missão estabelecida em seu planejamento estratégico.

Prof. Msc. Márcio Waked – Pró-reitor Administrativo.

“Essa consagração representa uma conjunção de um trabalho que vem desde 2009, quando a Universidade foi avaliada com o conceito 4. Toda a instituição se apropriou dos resultados de 2009 e trabalhou consistentemente em torno dos problemas e potencialidades levantados naquela época. Isso fica evidente quando a Unicap implantou um PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) e está desenvolvendo um novo (2017-2022). Esse novo PDI traduz as aspirações da Universidade com base no que formou em 2009. Agora nós apresentamos aos avaliadores externos tudo aquilo que nós somos e o que nós temos, todo o potencial e todas as dificuldades”.

Profª Drª Maria da Conceição Bizerra – coordenadora da CPA.