Clínica Corpore Sano é pioneira em Biodanza aquática

Biodanza na UnicapA Universidade Católica de Pernambuco oferece à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, por meio de sua Clínica Escola Corpore Sano do curso de Fisioterapia, Biodanza no solo e na piscina. A realização da Biodanza na piscina é uma experiência pioneira da Católica.

A iniciativa foi da aluna de Fisioterapia Dayse Holanda, que teve seu projeto de Biodanza contemplado por duas vezes com a Bolsa Fasa Cultural. Agora, a professora Lorena França, instrutora, com capacitação de Biodanza vem compor o grupo para trazer um curso de formação aqui para a Universidade Católica, que já está sendo oferecido.

O Projeto de Biodanza tem o apoio da Fasa, com parceria do Instituto Humanitas Unicap na modalidade aquática. Antes só havia a atividade no solo. Na piscina, a prática acontece às quartas-feiras, às 7h30, e no solo, às 9h. O projeto acontece semanalmente na Clínica Corpore Sano.

O primeiro momento do Projeto, no solo, era destinado a idosos. Agora, com a Biodanza aquática, a meta é atender pessoas com dor, estressadas, na faixa etária entre 40 e 60 anos. Segundo a professora do curso de Fisioterapia da Católica e orientadora do projeto, Maria Goretti Fernandes, “a água potencializa os efeitos da técnica, porque é relaxante e ajuda a promover o bem-estar físico, diminui o impacto pois não tem a força da gravidade na água, que é zero. Aqui na Corpore Sano, nós temos uma piscina terapêutica aquecida, com a temperatura da água nem muito alta e nem muito baixa, o que ajuda ainda mais nos resultados da Biodanza”.

O serviço oferecido da Biodanza no solo é gratuito, já na piscina é cobrada um taxa simbólica de R$ 10. Funcionários e professores não pagam nada.

“A finalidade do projeto é trabalhar a qualidade de vida das pessoas e essa experiência a gente tem tido no solo, que é a forma mais tradicional de uso. Agora vamos utilizar, nesse projeto, que é inédito, o trabalho na água, a Biodanza na água. A gente vai acompanhar um grupo de pessoas portadoras de dor, com sintomas de estresse, de distúrbios do sono. Vamos fazer esse acompanhamento na água e no solo e verificar o aproveitamento”, explica Lorena França.

Outro objetivo do projeto é capacitar alunos, professores, funcionários e a comunidade, por meio do curso de extensão Iniciação em Biodanza, sobre essa forma de abordagem específica. O curso, que está dividido em três módulos, tem carga horária de 20 horas para o primeiro módulo, que é de introdução, e está com inscrições abertas no site www.unicap.br/universidade, o valor da taxa é de R$ 106,00. O curso acontece nas terças-feiras 9, 16, 23 de abril e 7 de maio, das 18h às 22h, na sala 104, 1º andar do bloco A. As aulas serão ministradas pelas professoras Lorena França de Oliveira, Maria Herlinda Borges e Maria Goretti Fernandes.

Informações pelo telefone 2119-4490.