Boletim Unicap

“Champagne Filosófico” reúne amantes da literatura

 

fotocartasdeamor

A reunião entre amantes da literatura, que aconteceu na sexta-feira (22) à tarde, na Livraria SBS aqui da Unicap, estabeleceu um diálogo íntimo entre as cartas de amor, a arte literária e o público presente. O  “Champagne Filosófico”´, mediado pela professora do curso de Direito, Andrea Almeida Campos, teve como tema “As Cartas de Amor” e  foi marcado  pela apreciação de declarações clássicas, como a “Carta de Machadinho à Carolina”, de Machado de Assis.

O evento mostrou uma literatura expressa de diversas formas, onde escritores de estilos diferentes podem expressar  seus sentimentos através de todas as formas: artigos, poesias ou comoventes cartas de amor. As leituras feitas mostraram textos inteiros dedicados ao amor representado na figura feminina romântica, amante ou erótica. “A responsabilidade de fazer-te feliz é decerto melindrosa; mas eu aceito-a com alegria, estou que saberei desempenhar este agradável encargo. Olha, querida; também eu tenho pressentimento acerca da minha felicidade; mas que isto senão o justo receio de quem não anda completamente feliz?”,  nesses versos de Machado de Assis parece fácil escrever sobre os próprios sentimentos, no entanto, inspirar seus escritos em um grande amor, é na maioria dos casos quase impossível, diante da busca pela declaração perfeita de quem escreve em relação ao ser amado. Cartas de outros autores, como o literário americano do século XIX, Walter M. Miller, conhecido pelos seus contos eróticos, também se fizeram presentes nas leituras.

Além da análise das cartas românticas, também foi discutida a existência do romantismo nos dias atuais. Para a professora Andréa Campos, é preciso que se tome cuidado para que não se perca o romantismo em uma sociedade em que a ansiedade se faz cada vez mais presente. “Os jovens precisam tirar um tempo para parar, a ansiedade da pós-modernidade nos faz perder essas coisas bonitas que existiam antigamente. A tecnologia não deve se sobrepor às declarações de amor, mas sim facilitá-las”, afirmou ela.

print

Compartilhe:

Deixe um comentário