CCT tem projeto aprovado pela Finep

O Centro de Ciência e Tecnologia da Católica está em festa com uma conquista histórica e que vai revolucionar o centro. O CCT teve um projeto de infraestrutura aprovado pela Finaciadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, no valor de R$ 753.906,00. A verba irá possibilitar a construção de novos laboratórios e a reforma dos já existentes. Além dos cursos de graduação, os mestrados da área também serão beneficiados pelas mudanças.

De acordo com um dos professores envolvidos no projeto, Silvio Romero, pelo menos três novos laboratórios serão construídos com os recursos.  Entre eles o de Reologia, ciência que estuda a interação de partículas em estados fluídos. Ele será montado com uma máquina chamada reômetro. O equipamento será o mais moderno do Brasil e o terceiro instalado no país. “Além de nós, este equipamento só é disponibilizado na Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”, destaca Romero.

Também serão implantados no CCT os laboratórios de Análise de Comportamento de Materiais e o de Biotecnologia, que desenvolverá produtos de interesse industrial, incluindo biossurfactantes. “Os novos equipamentos darão suporte significativo ao avanço científico e no desenvolvimento das pesquisas das engenharias civil e química”, diz o professor Silvio Romero.

O projeto que venceu o edital foi eleborado por uma equipe de dez professores dos cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia Química, e dos Mestrados em Engenharia Civil com Ênfase em Construção Civil e de Desenvolvimento em Processos Ambientais. Além de Silvio Romero, fazem parte do grupo a diretora do CCT, professora Arminda Saconi; professora Alexandra Salgueiro; professor José Edson Gomes de Souza; professor Fernando Artur; professor Joaquim Teodoro Romão; professora Leonie Asfora; professora Maria Helena Paranhos Gazineu;  professor Romilde Oliveira; e o professor Valdemir Alexandre, que foi o coordenador do projeto e está em viagem a São Paulo.

Dentre as principais regras do edital estava a exigência de a instituição já ter projetos anteriores de pesquisa aprovados pelo Finep em ciência e tecnologia e ainda oferecer pelo menos um doutorado. A Católica possui o Doutorado em Psicologia Clínica. Os recursos irão viabilizar também os estudos em andamento. Para a diretora do CCT,  a conquista simboliza um presente de aniversário já que ela completará um ano à frente da gestão do centro no próximo mês de janeiro. “Essa proposta foi de competência e parceria entre as engenharias. É muito importante mostrar que é possível trabalhar em equipe no CCT”, comemora a professora Arminda.