Abertas inscrições para o concurso BID UrbanLab

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio da sua Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD),  em parceria com a Prefeitura de Natal, Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades, está promovendo a 1ª edição nacional do concurso BID UrbanLab.

O BID UrbanLab é um concurso entre universidades orientado a encontrar soluções criativas e ideias inovadoras para os problemas urbanos a partir da atuação de estudantes, professores universitários e jovens profissionais. O concurso serve como uma incubadora de jovens talentos em questões urbanas, a partir de uma rede com as universidades formada pelo BID, e busca diminuir a lacuna entre os jovens e o mercado de trabalho, promovendo um espaço participativo e inclusivo, que coloca em pauta os paradigmas urbanos em discussão e gera potenciais projetos de transformação nas cidades.

O UrbanLab foi lançado, inicialmente, como um concurso internacional para os países da América Latina e Caribe (ALC), no ano de 2015. Devido ao sucesso das duas primeiras edições internacionais da competição –  a primeira no bairro do Curundu na cidade do Panamá em 2015, e a segunda no emblemático bairro de Pescaíto, na província de Santa Marta, Colômbia em 2016 –  o BID decidiu contemplar o Brasil com uma primeira edição voltada exclusivamente para universidades brasileiras. Esta edição procura fomentar o desenvolvimento de um projeto urbano abrangente, multissetorial, inovador e sustentável para a região histórica da Ribeira, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Para lidar com este desafio, o Comitê Organizador do BID UrbanLab, juntamente com seus parceiros, está convidando a Católica a participar desta grande experiência e ser protagonista da transformação urbana das nossas cidades.

As equipes devem ser multidisciplinares e compostas por 4 a 6 membros. A base do concurso e todas as informações necessárias encontram-se no site  www.iadb.org/BIDUrbanLabBrasil.  As inscrições vão até o dia 05 de agosto.