Católica promove a I Semana de Humanismo e Cidadania

A I Semana de Humanismo e Cidadania da Unicap teve início na segunda-feira, 19/11, no Auditório G1, com as Comunicações Discursivas dos estudantes da disciplina Humanismo e Cidadania, turno da manhã, dos cursos de Direito,
Administração, Publicidade, Enfermagem, Fisioterapia, Engenharias. O evento faz parte do projeto piloto, implantado no semestre 2018.2, com o objetivo de aperfeiçoar a metodologia e incentivar o protagonismo crítico e reflexivo dos
alunos, na aquisição do conhecimento.

Foram apresentados os resultados das pesquisas realizadas nas seguintes instituições: Instituto Wilma Lessa; Fundação Fé e Alegria; Centro POP; Associação de Parkinson de Pernambuco, NACC; Instituto Padre Venâncio; FUNAI; Comunidade dos Pequenos Profetas; Capibar; Movimento Pró-Criança. Quilombo Marielle Franco; Samaritanos; APAE Recife; Galpão de Meninas e Meninos de Santo Amaro; Casa da Piedade; Instituto de Cegos Antônio Pessoa de Queiroz.

Para Katia Amaral, aluna do curso de Enfermagem, o trabalho possibilitou a compreensão da teoria estudada em sala de aula: “Passamos a conhecer e entender melhor o que é o Humanismo. Não pode se pode ver apenas o lado dinâmico das instituições, mas a parte humana também”. Sobre os benefícios para a formação profissional, o aluno do curso de Administração, Marcos Barbosa, afirmou que: “o trabalho trouxe uma experiência muito boa, pois deixamos nossa zona de conforto e conseguimos compreender mais os problemas da sociedade”.

A Semana de Humanismo e Cidadania teve continuidade na quinta-feira (22/11), das 11h10 às 16h, no Auditório Dom Helder, com as Comunicações Expositivas dos estudantes, constituídas de pôsteres e audiovisuais. No dia 26, às 11h, no Auditório G2, o evento foi encerrado com a palestra “Logística Reversa e Sustentabilidade”, ministrada por José Cardoso, Representante do Movimento Nacional dos Catadores.

O projeto de reformulação e implantação de novas metodologia para disciplina Humanismo e Cidadania é uma parceria entre o Centro de Teologia e Ciências Humanas, curso de Teologia e o Instituto Humanitas Unicap, e até 2019.2, deverá alcançar as turmas de todos os cursos de Graduação da Unicap.