Católica sedia o 3º Colóquio Ibero-Americano

Foto: Renata Dantas

“Jornalismo e o Ensino de Jornalismo no atual cenário econômico, jurídico e tecnológico do espaço Íbero-americano” foi o tema do 3º Colóquio Ibero-Americano realizado durante o 13º Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. “A ideia é de fazermos uma interação com os amigos ibero-americanos, para que eles possam trazer as realidades do exercício da profissão em seus respectivos países”, explicou o jornalista Gerson Martins na abertura do evento.

Os jornalistas Miguel Paz, que atualmente trabalha no Chile como subeditor do El Mostrador, e Celso Schröder, presidente da Federação de Jornalistas da América Latina e Caribe (FEPALC) e vice-presidente da Fenaj, compuseram a mesa de debate.

Foto: Renata Dantas

Iniciando a palestra, Miguel falou de como acontece o ingresso às universidades de jornalismo no Chile e as realidades que o profissional enfrenta no mercado de trabalho. Para estudar “periodismo” – como é chamada, em castelhano, a profissão, os preços são altos. O custo de formação na instituição mais barata totaliza 12 mil dólares, enquanto que a mais cara, 34 mil dólares. “É considerada uma profissão para as elites”.

Esse panorama chileno está sofrendo mudanças, sobretudo, por conta da internet. O jornalismo passou a conquistar a web 2.0, que está “crescendo monstruosamente”. Mesmo isso sendo uma aparente “solução”, a novidade também trouxe aspectos negativos. “A remuneração é ainda mais baixa para os jornalistas que trabalham na web, e também não dá direitos como previdência, plano de saúde, nada”, contou Miguel.

Além disso, o poder midíatico no Chile está nas mãos de um “duopólio”. Sobre esse aspecto, Miguel ressaltou um ponto positivo. Como a imprensa em seu país é muito dividida, quando um grupo opta por não publicar determinado assunto, o outro sempre publica, diferentemente de muitos periódicos brasileiros, que evitam publicar matérias que prejudique a imagem de seus “concorrentes”, pois firmam um pacto de não agressão.

Em decorrência dos aspectos mencionados, Miguel contou que a procura pelo curso de Jornalismo tem caído bastante. “Em 1999, a carreira estava entre as mais disputadas das universidades chilenas. Seis anos depois, em 2005, Jornalismo deixou de ficar entre as dez primeiras. Isso representou uma queda de 16,3% no número de graduados na profissão.”

Foto: Renata Dantas

Logo em seguida, o jornalista gaúcho Celso Schröder fez uma comparação do jornalismo atual com o que era praticado nas décadas de 80 e 90 e citou momentos de crise, incluindo os períodos de democracia.  “Na década passada aconteceram reformas gráficas e o entretenimento passou a sobrepor a informação. Na década atual o entretenimento já passa a ser o que provoca a perda da identidade da profissão jornalística.”

Essa disputa entre o entretenimento e o jornalismo, segundo Schröder continua sendo travada. “O Big Brother é a prova disso. Vemos um jornalista competente negando sua própria atividade de formação. Para mim, ele representa a síntese de crise desse período atual.”

Celso vê na tecnologia, uma solução, uma saída, para esse período de crise e considera um evento como o ENPJ fundamental para que os jornalistas utilizem os novos meios em benefício da mídia. “Movimentos como esses são fundamentais para a chegada da mídia em outros setores e a consequente democratização. A academia tem o papel de mostrar, com visão crítica essas tecnologias, que podem contribuir para a reação da crise que estamos vivenciando”, concluiu.