Minicurso de arqueologia para crianças é um sucesso

Fotos Ursula Neumann

O Laboratório e Museu de Arqueologia da Universidade Católica de Pernambuco ofereceu esta semana o minicurso “Arqueologia para Crianças”, que começou segunda-feira (13) e terminou quarta-feira (15). A procura pelas aulas foi tanta que a coordenadora do Laboratório e Museu de Arqueolgia, professora Maria do Carmo Caldas Dias Costa, teve que abrir mais uma turma. As aulas acontecerão nos dias 20, 21 e 22 e já estão com as vagas preenchidas. “A receptividade foi muito boa este ano. Fizemos as turmas de dezembro para atendermos à demanda de julho, época em que esses minicursos são oferecidos regularmente”, explicou.

O minicurso é constituído de três oficinas. As crianças ganham apostila do curso e fazem uma série de atividades. No primeiro dia, os alunos têm aulas na oficina de escavação, que consta da parte teórica e prática, onde os alunos colocam a mão na areia e simulam uma escavação verdadeira.

No segundo dia, os alunos participaram da oficina de cerâmica e, no último dia do minicurso, vivenciaram a oficina de megafauna, que une a brincadeira de um jogo de tabuleiro com aprendizado sério. “Usamos o lúdico para prender a atenção dos alunos e fazer com que aprendam e se conscientizem sobre a preservação dos sítios arqueológicos e do meio ambiente”, enfatiza a professora.

Quem aprende também são os alunos estagiários do laboratório. A professora Maria do Carmo conta que os monitores, além de pesquisas, também são treinados para dar aulas às crianças, e participam de eventos relacionados à arqueologia.  O aluno do 3º período do curso de História Iron Mendes Júnior afirma que a professora os ajuda muito. “Coloco em prática tudo o que aprendo na sala de aula dentro do estágio, e o contrário também, pois aprendo bastante aqui”.