Católica In oferece oficina de administração

Na tarde de terça-feira (31), o Católica In 2011 deu oportunidade aos alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio, de escolas públicas e privadas, de conhecerem melhor alguns cursos, ajudando-os a escolherem a carreira que pretendem seguir de forma mais consciente. Um desses cursos foi o de Administração.

A oficina de administração foi ministrada pelo coordenador do curso, Adilson Celestino, que esclareceu as dúvidas mais frequentes dos alunos do ensino médio, explicou sobre a atuação do administrador na atualidade e apresentou aos estudantes o curso de Administração da Unicap.

O professor Adilson disse que a tarefa principal de um administrador é maximizar a riqueza da empresa. As atividades exercidas são: planejamento, organização, liderança e controle.

Planejamento é a determinação, no presente, do que se espera para o futuro. Decisões que deverão ser tomadas hoje para que as metas e objetivos sejam alcançados. A organização é o processo de dispor um conjunto de recursos numa estrutura adequada, visando facilitar a obtenção dos resultados desejados. A liderança é o processo de realizar as atividades em prol do alcance dos objetivos traçados e o controle é o acompanhamento das atividades visando garantir a execução do que foi planejado e a correção de possíveis desvios ocorridos.

Em seguida, o professor falou um pouco sobre as áreas de atuação na administração (financeira, logística, marketing, operações, recursos humanos, comércio internacional e ambiental). Essas áreas são divididas em três setores: 1º Setor é o governo, o 2º é formado pelas empresas privadas em geral e o 3º setor é constituído pelas entidades sem fins lucrativos.

O professor Adilson fez um breve histórico da atuação do administrador no Brasil e destacou que o perfil de um bom administrador é aquele que sabe utilizar princípios, técnicas e ferramentas administrativas; sabe entender e solucionar problemas no dia a dia; sabe lidar com as pessoas; obtém a colaboração de todos em prol dos objetivos/metas traçados; sabe lidar com situação de conflito; é proativo (toma a iniciativa); é criativo e ousado nas suas ações; sabe ser líder; atua com responsabilidade e ética; tem uma visão estratégica e tem bom raciocínio lógico e matemático.

Os alunos também tiveram uma aula sobre o administrador na atualidade, quantos cursos de administração existem no país, no estado, as áreas de pós-graduação da administração (Gestão de Negócios, Comércio Exterior, Gestão de Pessoas, Gestão em Marketing, Finanças e Controladoria, Mercado de Capitais, Gestão Esportiva, Gestão Hospitalar, Consultoria Empresarial e Gestão Ambiental).

Para finalizar a atividade, o professor Adilson Celestino falou sobre o curso de Administração da Católica. Contou que foi criado pela Resolução do Conselho Universitário no. 09, 16 /12/1969, teve o seu 1º vestibular em 1970. O curso de Administração de Empresas da Unicap é reconhecido pelo Decreto Federal no. 78.265, de 17/08/1976. Corpo docente tem titulação predominante de Mestres e Doutores. Formando o aluno em Administração Geral, o curso exige um Estágio Curricular de 450 horas, atividades complementares de 150 horas, 42 disciplinas (2 eletivas) e Conclusão do curso com o tempo mínimo de 8 períodos, e o tempo máximo de 14 períodos.