Ihene faz coleta de sangue na Semana de Boas-Vindas da Unicap

IMG_20160216_084323771O Instituto de Hematologia do Nordeste (Ihene) está realizando hoje (16) coleta de sangue, no estacionamento do Bloco J da Universidade Católica de Pernambuco. A iniciativa faz parte da Semana de Boas-Vindas aos novos alunos e veteranos da Católica. Para realizar a doação, o candidato deve preencher alguns requisitos como: estar alimentado, evitar comidas “pesadas”, ter mais de 50 kg, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não fazer uso de medicamentos controlados. A organização reforça que o período pós-carnaval é quando o estoque de sangue está mais baixo e que todo tipo sanguíneo é bem-vindo.

IMG_20160216_085751911A aluna de Medicina Bianca Berardo fala da importância de doar sangue e da praticidade do ato. “É muito importante doar sangue, porque todo mundo precisa e os estoques estão baixos. Acho que era para mais gente vir doar sangue e realmente não é uma coisa que altera a vida de ninguém. Você pode vir aqui doar e continuar seu dia normalmente”, pontuou.

Yale Lopes, também estudante do curso de Medicina da Unicap, ressalta que, antes de tudo, a doação é um ato humano. “Doar sangue é muito importante e leva tão pouco tempo para fazer uma ação que ajuda tantas pessoas. Acho que isso é ser humano”, frisou.

IMG_20160216_090441937Maria Júlia Campelo, aluna de Direito, já era doadora e, ao saber que o Ihene estaria fazendo coleta na Unicap, resolveu fazer a doação. “É muito bom, já doei sangue outras vezes e nesta semana eu falei com minha amiga que era para irmos doar sangue. Ela comentou comigo que o pessoal do Ihene estaria aqui hoje e, assim que chegamos na Católica, viemos doar”, revelou. IMG_20160216_085249536

Nalva Almeida, chefe da Divisão de Manutenção Predial da Universidade, conta que foi apenas auxiliar a equipe do Ihene, mas também acabou entrando no clima de solidariedade. “Eu sou doadora há muito tempo do Hemope, acho que é um gesto de solidariedade. Hoje vim aqui no Bloco J para ver se estava tudo certo com a equipe do Ihene por conta da recepção que a Unicap está fazendo e decidi doar”, disse.