Católica sedia VII Seminário Internacional de Sensibilização ao Cooperativismo e Associativismo

Fotos: Marina Maranhão

A Universidade Católica de Pernambuco sediou segunda-feira (24) e terça-feira (25), no auditório G2, o VII Seminário Internacional de Sensibilização ao Cooperativismo e Associativismo, que teve como tema centrral “Pensando o trabalho decente nos empreendimentos econômicos solidários”.

O evento, promovido pelo Instituto Humanitas Unicap, ONG Projeto Ramá e ISCOS E.R (Instituição da Região Emília Romana/ Itália),  teve como principais objetivos a troca de experiência no setor das relações no mundo do trabalho, da economia solidária e do cooperativismo; debater e aprofundar o sentido da solidariedade internacional entre trabalhadores e trabalhadoras; e atualizar o debate das políticas públicas da Economia Solidária.

Em pauta, discussões sobre temas como o trabalho descente nos empreendimentos econômicos solidários (EES), que contou com a participação do secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Governo de Pernambuco, Antônio Carlos Maranhão;  Secretário Nacional de Relações do Trabalho da Central Única dos Trabalhadores, Manoel Messias; e Renzo Bellini, presidente do ISCOS-CISL, Confederazione Italiana Sindacati Lavoratori.

Também foram debatidos temas sobre o respeito ao planeta e ao trabalho decente nos empreendimentos econômicos. Nesta exposição de ideias, participaram como palestrantes Sandra Pareschi, presidente do NEXUS- ER; Domingos Sávio, coordenador do Centro de Recondicionamento de Computadores;  e o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo de Pernambuco, Sérgio Xavier.

Além das palestras, foram realizadas atividades em grupo, como Ciranda de socialização das experiências em trabalho decente nos empreendimentos econômicos solidários e Ciranda de socialização das experiências em trabalho em respeito ao planeta e ao trabalho decente nos empreendimentos econômicos e sociais.

A noite de encerramento de atividades do dia 24 foi marcada pela apresentação do grupo EES Cultural – Tambores do silêncio, cujos integrantes são deficientes auditivos.

As atividades do dia 25  começaram com a exposição do tema “Educação Popular e a Economia Solidária – A contribuição da Educação Popular para o Trabalho Decente nos EES”. Participaram como debatedores, Neilan Spinelli,que representou o EES  Zerbini Eletrônica do Centro do Trabalho e Cultura de Pernambuco; e Raimunda Nonata Cadó, representante do Fé e Alegria do Rio Grande do Norte.

Ainda no dia 25, também houve exposição do tema “Políticas Públicas em Economia Solidária”. Participaram como expositores, Alessia Benizzi, representante da Regione Emillia; Maurício Sardá de Faria, representante da SENAES – MTE; e Sandra Inês Faé, da Rede Nacional de Gestores Públicos em Economia Solidária.

Durante os dois dias de atividades, foi realizada uma feira de produtos e serviços de economia solidária, no hall do bloco G, que permitiu aos alunos, professores e funcionários da Universidade conhecerem as experiências dos  empreendimentos econômicos solidários.