Alunos da Unicap são selecionados no Concurso Nacional do Sistema Interamericano de Direitos Humanos

Com informações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República

Logo Concurso SIDHA equipe formada pelos alunos Guilherme Lima de Carvalho, Bárbara Raquel da Silva Fonseca e Magda Silva Maranhão (todos do 4º período do curso de Direito), tendo como orientadora a professora Valdênia Brito Monteiro, foi selecionada dentre 71 concorrentes de várias instituições de ensino, em nível nacional, no concurso promovido pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

O certame tem por objetivo contribuir para a consolidação da cultura de direitos humanos no Brasil, pela disseminação de conhecimentos sobre o Sistema Interamericano de Direitos Humanos e sobre o Direito Internacional dos Direitos Humanos, de modo a integrar as ações da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República relativas à formação de uma rede dedicada ao estímulo à pesquisa e à qualificação da atuação do Estado brasileiro.

O concurso acadêmico trata-se de simulação contextual de audiências de corte, reuniões de trabalho e elaboração de documentos escritos no âmbito da implementação da normativa e do funcionamento dos órgãos do Sistema Interamericano de Direitos Humanos.

Os alunos tiveram a oportunidade de participar da disciplina de direitos humanos, se familiarizarem com o funcionamento da Corte Interamericana de Direitos Humanos, aprofundar a sentença sobre a Guerra do Araguaia e compreender o sentido da Justiça de Transição.

Ao todo 32 equipes foram selecionadas para a fase de memoriais e as rodadas orais. As rodadas orais ocorrerão entre os dias 19 e 22 de novembro, no Hotel Lake Side, SCEN Trecho 1, Lago Norte, Brasília – DF. As despesas com hospedagem serão de responsabilidade da SDH/PR. ‎

Agora muito trabalho pela frente para orientar a equipe na Fase de Memoriais que deverá elaborar dois memoriais escritos: um como Vítima(s) e outro como Estado.

Equipes Classificadas CNSIDH 2013 – Pernambuco