Católica comemora Santo Inácio de Loyola

DSC_3240

A Universidade Católica de Pernambuco comemorou o dia de Santo Inácio de Loyola nesta quinta-feira 31, às 17h, com uma celebração eucarística presidida pelo reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens e concelebrada pelos padres Jacques Trudel (Padre Jaime), Antônio Mota, Kiko Secchim, José de Anchieta, Kleber Chevi, Marcos Brito, Clóvis Cabral e Sérgio Grigoleto. A missa foi celebrada na capela da Universidade, que recentemente passou por uma total remodelagem,  projeto assinado pelo artista plástico  Cláudio Pastro, que desde 1975  se dedica à arte sacra.

O estudante jesuíta  Jerfferson Amorim fez o comentário inicial onde destacou que a comunidade universitária, além celebrar Santo Inácio, se reuniu para dar graças a Deus pela sua presença em nossas vidas e por caminhar conosco ao longo do ano acadêmico. “Queremos dar graças pela metade do ano transcorrido e, de modo especial, celebrarmos juntos a festa de Santo Inácio de Loyola, que, junto com outros companheiros fundou a Companhia de Jesus. O fluxo espiritual que atingiu o Peregrino de Loyola não o deixou inerte e preso a uma experiência pessoal e intimista de fé. Movido pelo desejo de mais amar e servir, ele partilhou sua experiência com outros jovens, que, no intuito de tudo dispor para o serviço de Cristo e da Igreja, deixaram-se mover pela ação da graça e do Espírito de Deus. Essa celebração de hoje se reveste de caráter especial e poderíamos, desde já, iniciarmos fazendo memória de algumas realidades que marcam a nossa vida por sermos uma instituição jesuíta. Estamos aqui reunidos numa universidade, à semelhança de Inácio e dos primeiros jesuítas, que descobriram o dom de si para os demais no seio universitário. Isso pode nos ajudar a compreender que o serviço da fé, da qual a promoção da justiça é indispensável, deve ser realizada por meio desse espaço universitário como lugar de inserção no mundo, de diálogo com a sociedade e as culturas, em vista do serviço do Reino”.

Jerfferson  lembrou ainda os 60 anos do Pe. Jaime na Companhia de Jesus, dos quais 39 trabalhou na Unicap e finalizou lembrando os 200 anos de restauração da Companhia que acontece no próximo sete de agosto. “Dar graças significa reconhecer que, assim como a Companhia de Jesus experimentou a alegria de um recomeço, que saibamos nos alegrar com as pequenas e grandes ‘ressurreições’ de nosso cotidiano”, ressaltou.

DSC_3272

Padre Jaime proclamou o evangelho e fez a homilia na qual destacou que fazemos parte de uma rede de universidades jesuítas, de educação superior, nacional e internacional que tem no magis inaciano – a busca do mais – um dos seus seu diferenciais e lembrou o Magis Brasil,   que, no ano passado. antecedeu  a Jornada Mundial da Juventude e a visita  do papa Francisco ao Brasil. “Há poucos dias houve o encontro do pós Magis, um ano, o que fica é o que representou para Inácio é da entrega que é cada vez mais diante do amor de Deus para com conosco, como corresponder um amor que seja dado ao máximo e que reflete na vida, na dedicação e em algo mais. Não para aprender, mas para manifestar a gratidão ao amor de Deus,” enfatizou Padre Jaime.

Acompanhe abaixo a galeria de fotos do evento.