CATÓLICA CELEBRA NOTA MÁXIMA DO CURSO DE DIREITO NESTA TERÇA-FEIRA

Professores e funcionáriosO curso de Direito da Unicap celebra 55 anos de fundação nesta terça-feira (5) com uma programação especial e diversas homenagens. Às 8h, haverá uma missa na Capela da Universidade. Logo depois, às 9h, uma solenidade no auditório G2 irá homenagear gestores, professores e funcionários. O evento, voltado a alunos, professores, funcionários, ex-professores, ex-alunos e autoridades do mundo jurídico, faz parte das comemorações do Conceito 5 conquistado pelo curso de Direito na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

A mesa será composta pelo Reitor da Unicap, Prof. Dr. Padre Pedro Rubens; pela diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), Profª. Drª Maria Luiza Ramos; pela coordenadora do curso de Direito, Profª Drª Marília Montenegro; pelo coordenador do Mestrado em Direito, Prof.º Drº João Paulo Allain Teixeira; pelo coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (Astepi), Prof. Dr. Fernando Lapa. O professor Gilvandro de Vasconcellos Coelho receberá o troféu Asa Branca. O ex-aluno e coordenador mais antigo do curso, João Franco Muniz da Rocha, e a funcionária mais antiga, Lúcia Maria Monteiro da Silva, também irão discursar.

Esta foi a primeira avaliação in loco do curso. Os avaliadores levaram em consideração a estrutura do campus, corpo docente, biblioteca, grade curricular entre outros aspectos.  Um reconhecimento já notório na área jurídica. O curso da Católica é um dos oitenta e nove do país que possuem o Selo OAB Recomenda, concedido pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Para entender como a Unicap alcançou tais feitos, é preciso voltar no tempo. Um trabalho que começou há exatos cinquenta e seis anos. O curso de direito foi fundado em 5 de maio de 1959 e teve como primeiro gestor o Padre Pedro de Melo. Nos anos setenta, a Católica deu mais uma prova de sua vocação humanista e criou a Assessoria de Treinamento, Estágio e Pesquisa – Astepi. O núcleo de prática jurídica da Unicap foi o pioneiro no Brasil a oferecer gratuitamente assessoria jurídica à população numa época em que isso ainda não era obrigatório por lei.

A formação profissional dos estudantes intercala teoria e prática. Para concretizar esta diretriz, a Católica mantém convênio com o Tribunal de Justiça de Pernambuco, por meio da Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; do Fórum Universitário, no qual funcionam os juizados especiais, criminal e cível; há também Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem.

Em 2006, quando Padre Pedro Rubens assumiu a Reitoria, o curso ganhou mais autonomia com a criação do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ). O modelo de gestão pedagógica foi aperfeiçoado ao longo do tempo. A exemplo do reforço de disciplinas ligadas aos direitos humanos, a instalação da Cátedra Dom Helder Camara, em parceria com a Unesco; e da criação das assessorias de pesquisa, planejamento, avaliação, monografia, estágio, pedagogia e de extensão.

A consolidação da pesquisa em ciências jurídicas na Unicap teve um papel importante no conquista do conceito junto ao Ministério da Educação. O curso de Mestrado, que existe há 10 anos, obteve conceito 4, o que o credencia a pleitear um doutorado. O curso de direito chega aos 56 anos como o maior da Universidade. São 3.600 alunos e 122 professores, sendo 45 doutores e 75 mestres.