Relações sociais no Brasil são tema de redação no 1º dia do Vestibular 2019

As relações sociais entre brancos, mestiços e negros no Brasil foram tema da Redação do primeiro dia do Vestibular Unicap 2019. O enunciado da questão, que trazia citações de obras de Gilberto Freyre, Casa-grande & Senzala e Sobrados e mocambos, pedia ao candidato para elaborar um texto dissertativo-argumentativo considerando, além das citações, a mistura de etnias no Brasil e como o candidato via essas relações sociais.

Risoleide Rodolfo – mãe de fera de Jogos Digitais

De acordo com a Comissão de Aplicação do Vestibular (Coave), quase 25% dos inscritos optaram por usar a nota da Redação do Enem no processo seletivo, respondendo apenas as questões objetivas. Neste sábado (15), dos 1.610 feras inscritos, 114 faltaram, o que corresponde a 7,08% de abstenção. Este percentual é considerado pela Coave abaixo da média, que fica em torno de 10%. Vinte e oito candidatos fizeram provas em regime especial. São os casos de pessoas com déficit de atenção, mulheres amamentando ou pacientes que se recuperam de enfermidades em hospitais.

Albani Porto – mãe de fera de Arquitetura

Portas abertas – Enquanto os candidatos faziam as provas, os acompanhantes (pais ou responsáveis) participavam de uma programação especial preparada por professores, alunos e funcionários dos cursos da Unicap na Biblioteca. “Achei ótimo! Deu para relaxar e interagir. Vocês deram tratamento VIP pra gente”, elogiou a técnica de enfermagem Risoleide Rodolfo. Ela esperava o filho que disputava uma vaga em Jogos Digitais. “Já tive três sobrinhas estudando aqui em Direito, Psicologia e Administração”, complementou.

“O atendimento de vocês é diferenciado. Não vi nada parecido nos outros vestibulares que participei com a minha filha. A gente se sente em casa, com vontade de fazer parte desta família. Vocês estão de parabéns”, disse a professora Albani Porto enquanto participava de uma sessão gratuita de maquiagem oferecida pela Mary Kay. A filha dela é fera do curso de Arquitetura e Urbanismo.

A Jornada Portas Abertas ofereceu ainda pilates, avaliação metabólica, triagem auditiva, exposição do Museu de Arqueologia, jogos lúdicos, roda de diálogo, além de informações sobre intercâmbio, matrícula, bolsas e financiamentos. Neste domingo (16), dia das provas dos cursos de Saúde, haverá mais uma edição da Jornada, partir das 8h.

A programação contou ainda com café da manhã e participação do MPB Unicap. O Instituto Humanitas Unicap conduziu um momento oracional. Logo depois, os gestores da Unicap foram apresentados. Entre eles, os pró-reitores, diretores de centro e coordenadores de curso.

O Reitor, Padre Pedro Rubens, deu as boas vindas. Ele destacou a nova graduação em Ciência Política, os 75 anos da Unicap e a nota máxima da Universidade na avaliação institucional feita pelo MEC. “Isso significa um selo de excelência, mas gostamos de dizer que a excelência acadêmica visa a excelência humana. Nós não queremos formar técnicos ou profissionais excelentes apenas, nós queremos formar seres humanos que mereçam esse nome. A gente acredita que uma educação sólida, de excelência acadêmica e de excelência humana, pode mudar as pessoas e o mundo. Bem-vindos à Universidade Católica de Pernambuco!”