Católica apoia exposição do fotógrafo Brassaï

Foi na noite de quarta-feira (18) que a exposição inédita no Recife “Paris la nuit,” do célebre fotógrafo franco-húngaro Brassaï, foi iniciada na Torre Malakoff. Estavam presentes para abrir a mostra Eric Lahille, diretor da Aliança Francesa do Recife, que foi a realizadora do evento; a coordenadora do curso de Fotografia da Universidade Católica de Pernambuco e curadora, Renata Victor; a produtora Bárbara Collier; a assessora de Comunicação da Secretaria de Cultura do Recife, Luciana Veras; e o professor da Unicap Leonardo Felipe, que apresentou uma breve história da vida e obra do fotógrafo.

fotos: Paulo Maia

Ano passado, também com apoio da Unicap e curadoria de Renata Victor, a Aliança Francesa realizou a exposição do fotógrafo francês Marc Riboud. A parceria entre as duas entidades pretende continuar trazendo anualmente um novo fotógrafo francês para ter seu trabalho exposto na cidade. “No mundo atual é muito fácil você ver as coisas pelo computador, mas é muito diferente ter a oportunidade de ver essas fotos em alta qualidade frente a frente. Assim, também incentivamos os alunos a buscar novas exposições e a criar o hábito de frequentá-las”, garante Renata, que ressalta também a importância do evento e da parceria não só para os alunos do curso de Fotografia, mas para a Católica como um todo.

Gyula Halász, mais conhecido como Brassaï, era húngaro de nascença e parisiense de alma. Sem dúvida, foi um dos fotógrafos que melhor registrou a cidade e, por isso, acabou ganhando o apelido “O olho de Paris” do escritor norte-americano Henry Miller. Em “Paris la nuit”, ele nos mostra, em um ato de voyeurismo, o lado escuro da cidade, brincando com sombras e texturas em ambientes boêmios e esquecidos do cotidiano. Como uma coincidência irônica, pois os registros do fotógrafo são da década de 30, onde a fotografia predominante era em preto e branco, Brassaï apaga a Cidade Luz, transpassando-nos a poesia de cenas do grotesco através de suas lentes, para assim, quebrar o estereotipo elitista francês e expor o glamour decadente, até então velado.

Além do apoio e da participação do curso de Fotografia da Unicap, seis alunas do curso de Eventos, com supervisão do coordenador do curso, Alfredo Sotero, ajudaram na organização da exposição e recepção dos convidados. A mostra conta com mais de 80 fotos em preto e branco e ficará aberta até o dia 20 de junho na Torre Malakoff. A entrada é gratuita.

Mais fotos AQUI