Católica anuncia novidades para o Vestibular 2012

A Universidade Católica de Pernambuco comemora seus 60 anos de fundação nesta terça-feira (27), mas quem ganha o presente é a sociedade. O Vestibular 2012 vem cheio de novidades. Uma delas é a concessão de bolsas de 100% para alunos da Licenciatura em Matemática. As outras boas notícias são a criação do novo curso de bacharelado em Ciências Biológicas (50 vagas) e o desconto de 50% no valor da taxa de inscrição do processo seletivo para os candidatos vindos de escolas públicas. Eles pagarão R$ 40,00 para participar do Vestibular, cuja taxa de inscrição foi mantida em R$ 80,00. Serão oferecidas 2.920 vagas, distribuídas em 34 cursos, sendo seis tecnológicos.

As inscrições começarão no dia 24 de outubro e seguirão até 4 de dezembro. As provas estão marcadas para o dia 10 de dezembro, mas os candidatos também podem concorrer com a nota do Enem de 2009, 2010 e 2011 (caso o resultado seja divulgado até o último dia das inscrições do vestibular da Unicap). A Comissão de Aplicação do Vestibular (Coave) ressalta que para ter direito a pagar a metade da taxa de inscrição, o candidato precisará comprovar que fez todo o Ensino Médio em escola pública.

O Vestibular 2012 também reafirma a preocupação da Unicap na formação de professores qualificados. Tanto é que a Universidade está disponibilizando bolsas integrais para quem quiser cursar Licenciatura em Matemática. Nesse caso, para ter o direito de estudar de graça na Católica, o aluno deve ter feito o Ensino Médio na rede pública de ensino ou ter sido bolsista integral de escola privada. A família deve ter renda per capita de um salário mínimo e meio. Os critérios usados pela bolsa concedida pela Católica serão os mesmos do Prouni.

“Este é um gesto muito significativo de compromisso educacional da Unicap com as políticas públicas de educação desse estado”, destaca a professora Conceição Bizerra, da Comissão de Avaliação da Universidade, ao ressaltar o déficit de professores em Pernambuco. Ela também destaca a qualidade do ensino nos cursos de Licenciaturas da Católica. “Os projetos pedagógicos e as bibliografias foram totalmente atualizadas com ênfase em disciplinas que abordam Libras, questões etnicorraciais e direitos humanos”.

Além da oportunidade de estudar Licenciatura em Matemática com bolsa integral, a política social de formação de novos professores desenvolvida pela Unicap oferece benefícios nos outros cursos de Licenciaturas. Um exemplo disso são as mensalidades com valores reduzidos em 50%. Sem contar com as outras modalidades de bolsas e financiamentos a disposição de quem é aluno Unicap: Prouni, Fies, Bolsa Assistencial, Bolsa Prêmio, Desconto Fidelidade e Financiamento Aplub.

Confira logo abaixo as opções de Licenciaturas oferecidas pela Unicap. Cada uma delas dispõe de 40 vagas:

Ciências Biológicas
Letras Português