Católica abre inscrições para o seminário Joaquim Nabuco: a escravidão e suas formas contemporâneas

A Universidade Católica de Pernambuco abre inscrições para o seminário científico Joaquim Nabuco: a escravidão e suas formas contemporâneas, que acontecerá nos dias 4 e 5 de outubro, no anfiteatro do bloco G4 da instituição. O evento faz parte das comemorações do Ano Joaquim Nabuco, instituído pela lei federal nº 11.946/2009, em homenagem ao centenário de morte do abolicionista.

As inscrições devem ser feitas no site ofical do seminário e vão acontecer até o dia 31 de agosto de 2010. O valor varia de acordo com o período de efetuação do pagamento (até 15 de agosto: R$ 20; até 30 de setembro: R$ 30; após 30 de setembro, R$ 40).

Também estão abertas as inscrições direcionadas àqueles interessados em fazer parte da programação do encontro, apresentando trabalhos científicos em Mesas Redondas e na modalidade de Comunicações. Docentes, alunos e pesquisadores poderão discorrer sobre conteúdos relacionados aos seguintes subtemas: o pensamento de Joaquim Nabuco no contexto da escravidão; as lutas dos negros brasileiros pela liberdade; formas contemporâneas de escravidão e a contribuição de Joaquim Nabuco.

O prazo de inscrição para exposição de estudos vai até dia 31 de julho. Os trabalhos expostos em Mesas Redondas deverão indicar os seguintes dados: titulação acadêmica do(a) autor, título do trabalho e ementa. Na modalidade de Comunicações, apenas alunos de graduação e pós-graduação podem inscrever propostas.

As exposições em Mesas Redondas devem acontecer em 30 minutos. Em Comunicações, devem ser realizadas em 10 minutos. Os trabalhos selecionados serão publicados em meio eletrônico ou impresso, em um prazo máximo de um ano – a partir do encerramento do seminário.

A seleção das melhores propostas de trabalhos científicos para apresentação ficará sob responsabilidade da Comissão Científica do Seminário, formada por três professores do Mestrado em Direito. Até o dia 20 de agosto, serão divulgados os selecionados. Com a aprovação da proposta, os escolhidos devem enviar o trabalho na íntegra, até o dia 30 de setembro, através do e-mail seminarionabuco@unicap.br.