Alunas de Administração da Unicap têm trabalho aprovado em evento internacional

As alunas Juliana Karoliny Negromonte Melo, Maria Clara Paiva de Lima e Thalyta de Farias Cabral tiveram pesquisa aprovada no Sodebras, Congresso Internacional que acontecerá em Vitória –ES, em dezembro. O trabalho das alunas teve como título “Análise dos processos administrativos de uma indústria têxtil: estudo de caso na região do Agreste de Pernambuco, Brasil”. Elas fizeram uma análise de uma fábrica têxtil localizada em Limoeiro. As estudantes acompanharam todo o ciclo administrativo da empresa, em aspectos como controle, liderança e planejamento. “Nós analisamos o processo desde a fabricação das malhas até a distribuição e o feedback no processo final. Foi muito bom, pois a gente começou a perceber certas falhas e problemas na comunicação que não tinham sido entendidos antes desta pesquisa”, explica Juliana.

O coordenador do curso, Prof. Dr. Charles Andrade, atuou na orientação do projeto. O trabalho faz parte de um projeto que envolve várias disciplinas da grade curricular que aliam teoria e prática. “São estudos de caso nos quais os alunos se submetem a escolher uma empresa dentro do Estado de Pernambuco e estudar os Sistemas de Informação, que é uma disciplina do 6º período e, logo em seguida, essa empresa é reaproveitada no 7º período com a disciplina de Processos Administrativos I e, no 8º período, ela é finalizada com a disciplina de Processos Administrativos II. Ou seja, durante um ano e meio, em três disciplinas que eu leciono, os alunos fazem um estudo de caso para identificar o processo administrativo da organização: planejamento, controle, liderança e como a organização deve estar estruturada. Dentro deste trabalho, são vistos também alguns problemas que a empresa enfrenta e os alunos levantam determinados tipos de ferramentas para solucioná-los”, explica Charles.