Aluna de Jornalismo interpreta Maria na Paixão de Cristo do Recife

Foto: Divulgação

“O coração das mães é um abismo no fundo do qual se encontra sempre um perdão”. A frase de Honoré de Balzac pode representar a figura de uma das mães mais importantes de toda a história da humanidade. Maria, mãe de Jesus Cristo. E é com esse simbolismo que, pela primeira vez, a aluna do 6º período do curso de Jornalismo e estagiária da Assessoria de Comumicação da Universidade Católica de Pernambuco Angélica Zenith interpreta “Maria”, na Paixão de Cristo do Recife, dirigida pelo diretor e ator José Pimentel, que acontece pelo 16º ano consecutivo, de forma gratuita, no Marco Zero, da Cidade do Recife, de 4 a 8 de abril.

A atriz Angélica Zenith em interpretação de Maria, na Paixão de Cristo da Paraíba

Interpretar a mãe de Cristo não é novidade para a atriz e futura jornalista. Zenith já havia vivido a personagem na encenação da Paixão de Cristo da Paraíba, onde trabalhou por sete anos. A história da atriz com as artes cênicas não é de hoje. Antes de começar seus estudos na área da comunicação, Zenith já trabalhava com teatro. Sua história artística começou muito cedo. Aos 13 anos de idade, a artista já participava de oficinas de teatro com o então ator e diretor do espetáculo da Paixão de Cristo recifense, José Pimentel. Desde lá, Angélica nunca mais deixou o teatro de lado, e há nove anos, segue a profissão.

Esse é o seu primeiro ano interpretando Maria na Paixão, porém não foi a primeira vez que participa da trama. Em 2010, Angélica já havia estado em cena, atuando no chamado Bacanal de Herodes. Além da Paixão de Cristo, a estudante também participou da encenação da Batalha dos Guararapes, participou da reconstituição da novela A Moça do Sobrado Grande, na homenagem aos 50 anos da TV Jornal (SBT – Recife), ambos, trabalhos também dirigidos por José Pimentel. Também participou de festivais de teatro em outros estados do país, encenando peças, produzidas por grupos de teatro amadores de Pernambuco.

Angélica Zenith em "A Moça do Sobrado grande"

A atriz conta que o convite para interpretar Maria foi inesperado. “Recebi o convite do diretor do espetáculo, Zé Pimentel, através de um e-mail, onde ele me perguntava se eu achava que tinha condições de interpretar a personagem”, comenta. Ainda, segundo Zenith, o ator e diretor é o principal responsável pela sua formação teatral. Em nove anos de carreira, cinco deles foram dedicados às oficinas de teatro promovidas por Pimentel. “Ele (Pimentel) é a minha principal referência como ator. Quando recebi a proposta, fiquei muito surpresa e, ao mesmo tempo, muito feliz pelo convite e reconhecimento do diretor pelo meu trabalho”, explica a artista.

Mesmo surpresa com a novidade, Angélica Zenith acredita que interpretar Maria não será um desafio, por já ter vivido a mesma personagem na Paixão de Cristo da Paraíba. Porém, a atriz não esconde  a ansiedade de interpretar a Maria da Paixão do Recife. “A minha maior alegria em ter sido escolhida para viver uma personagem tão importante na história cristã é principalmente por poder contracenar com esse importante ator para Pernambuco, que é José Pimentel. Se hoje sou uma atriz, é graças a ele que me ensinou a fazer teatro” enfatiza Zenith.

Jornalismo e teatro juntos

De acordo com a estudante de Jornalismo, a carreira de atriz contribuiu para a escolha do curso. Segundo Zenith, antes de começar a estudar Jornalismo, pensou em cursar Bacharelado em Artes Cênicas, por amar a profissão de atriz e por já estar atuando na área. Como no Recife, só havia o curso de Licenciatura da UFPE, a artista preferiu optar por outro curso, mas que estivesse também ligado à comunicação. “O ator é um comunicador, então não poderia escolher qualquer curso que não fosse dentro desta área”.

Após uma pesquisa feita por ela, junto a um estudo detalhado a respeito dos cursos e breves conversas com profissionais da área, resolveu escolher o jornalismo. “O teatro tem me ajudado muito na profissão de jornalista. Principalmente, na construção de meus textos e em minha articulação, na hora de apresentá-los”, explica Angélica.

A notícia de que Angélica iria ser a nova Maria da Paixão de Cristo do Recife foi recebida com alegria pelo professor do curso de Jornalismo da Católica e seu amigo, Vlaudimir Salvador. “Como ex-professor de Angélica e seu amigo, fiquei muito feliz em saber da novidade. Ela é uma excelente aluna e tem um grande talento. Sei que não vai demorar muito para que ela cresça em ambas as carreiras. Seja no jornalismo ou nas artes cênicas”, felicita o professor.