Unicap e Fundação Fé e Alegria ampliam parceiras por meio do VOU em Natal

A Universidade Católica de Pernambuco, em seu contínuo processo de inovação com qualidade, ampliou anda mais a sua parceria com a Fundação Fé e Alegria, por meio do Programa de Voluntariado Universitário Unicap – VOU. A parceria leva em consideração as excelentes experiências de voluntariado no Ceará, inclusive com a participação de alunos Espanhóis. Em janeiro, alunos de diversos cursos da Católica participaram do VOU em Natal, realizado nas dependências do Fé e Alegria, situado na periferia da capital potiguar.

Para os universitários participantes, a experiência do voluntariado é sempre transformadora, tal como destaca a estudante do curso de Letras, Susane Evellyn Pereira Lima. “Ser voluntario é se doar totalmente por uma causa ou pessoas, sem esperar um reconhecimento, gratidão ou remuneração. Ser voluntario é desenvolver mais o afeto, amor e dedicação por alguém e se sentir realizado por estar fazendo bem a alguém. Ser voluntário é ser mais humano, ser consciente da realidade do mundo ao redor e com isso fazer algo para mudar”.

Segundo o coordenador do Programa de Voluntariado Universitário Unicap e integrante do Instituto Humanitas Unicap – IHU, João Elton de Jesus, foi um momento muito rico e de ajuda mútua. Enquanto os voluntários realizavam diversas atividades com as dezenas de alunos da Fundação, a equipe do Fé e Alegria pode realizar o seu planejamento anual e ainda pode ser presença nas brincadeiras, exercícios e experiências promovidas naquela semana. Nesse contato, os voluntários aprenderam ainda mais com os colaboradores do Fé e Alegria em como lidar com a educação popular de crianças”.

“Foi o melhor momento da minha vida. Recebi vários aprendizados e afetos. Estar conectada com as crianças foi especial e inesquecível. O carinho da minha equipe e do Fé e Alegria vai ser algo que vou levar para sempre”, conta Yhoranna Marlene Santos Dias Dutra, aluna do curso de Publicidade de Propaganda.

Ainda para João Elton de Jesus, baseado no êxito e o sucesso das experiências anteriores, “o VOU Unicap tem aprofundado ainda mais as relações com as instituições parceiras. Não queremos somente realizar ações pontuais, mas promover uma cultura do voluntariado que possa contribuir com essas organizações de maneira contínua. Pensando nisso, o VOU, em Natal, também teve participantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que foram incentivados a criar grupos com alunos daquela região e assim continuar as ações e a parceria iniciada. Nesse sentido, a Unicap vai realizando a sua missão de Universidade Comunitária em parceria com outras Universidades e iniciativas, como é o caso do Programa Magis Brasil, que apoia institucionalmente as ações do VOU”, concluiu o coordenador do Programa de Voluntários da Unicap, João Elton.

Antonio Lucas Sales, aluno de Publicidade e Propaganda, convida outros jovens a participar do VOU. “O voluntariado é algo muito importante para o aprendizado do ser humano. Ajuda você a ver o próximo como seu semelhante. Uma experiencia que recomento a todos fazer”.

A parceira do VOU com a Fundação Fé e Alegria, envolvendo agora duas unidades, Natal-RN e Vazantes-CE, será ainda maior. Em julho haverá experiências nesses dois locais, sendo que no Ceará, o VOU terá duração de 30 dias, possibilitando uma imersão e uma transformação dos envolvidos ainda maior e mais positiva.

Quer participar do VOU? Acesse o nosso site e fique atento às inscrições: www.unicap.br/vou