Abruc inaugura Agenda Política e Institucional para 2011

Com informações da Assessoria de Comunicação da Abruc

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, o Conselho de Administração da Abruc(Gestão 2009/2011) esteve reunido em Brasília para a sua 7ª Reunião  de Trabalho Político e Institucional. O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens, estava presente.

No dia 17, pela manhã, o Conselho de Administração discutiu e deliberou sobre o SINAES/IGC, os Programas de Bolsas  do PIBID,  PARFOR,  PET, Pró-Engenharias/Tecnológicos, FIES, PROUNI,  Filantropia / Beneficência / SISCEBAS ,  a CONAES,  o Plano Nacional de Educação – PNE ,  Portal Capes Periódicos, Conselho Nacional de Educação  – CNE,  e as Agendas para Reuniões do Fórum de Presidentes das  ICES, formado pela ABRUC / ANEC / ACAFE / ABIEE / COMUNG, bem como, do próprio Conselho de Administração.

Ainda no período  matutino  as  reitoras  Ana Angélica Gonçalves  (Univale) e Lia Quintana (Urcamp) participaram de reunião com  a Srª Iris Danowski,  da Conferência Alemã de Reitores/HRK, responsável por assuntos acadêmicos com a América do Sul, e o Sr.Christian Müller, Diretor do Escritório Regional do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, no Rio de Janeiro, que teve como objetivo tratar da revisão do acordo firmado entre a HRK e o CRUB, que data dos anos 90, quando algumas normas foram fixadas para viabilizar equivalências e reconhecimentos e facilitar a mobilidade de estudantes entre os dois países.

A reunião ficou sob a coordenação da Secretária Executiva do  CRUB, Dalva Mello, assessorada pelo professor Jorge Feldens, da Assessoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, uma vez que essa Universidade vem prestando, há anos, sua efetiva colaboração ao CRUB no sentido de resgatar suas atividades na área de relações internacionais. Na oportunidade, estiveram presentes ainda  os representantes de Coordenadorias/Assessorias de Relações Internacionais da UnB, PUC-Rio e UCB.

Na tarde do dia 17,  o ministro da Educação, Fernando Haddad, recebeu em audiência o Conselho de Administração da Abruc para encaminhar os temas Institucionais que oConselho de Administração pautou pela manhã. O ministro pediu o empenho das Comunitárias em campanhas institucionais, com repercussão em jornais locais e regionais, bem como, em TVs e Rádios Comunitárias, na divulgação do Novo Fies e os impactos positivos que ele alcança para as Mantenedoras de Ensino e os estudantes. Como a pauta tinha uma estreita relação com os serviços executados pela SESu, de imediato o ministro Haddad ao apresentar o novo secretário da Educação Superior, professor Luis Claudio Costa, já o dispôs para discutir e dar os encaminhamentos necessários.

No dia  18, o Conselho de Administração foi recebido em audiência  pela ministra Maria do Rosário, secretária Especial de Direitos Humanos  da Presidência da República ,  e convidou a  ministra para  inagurar a  Conferência Magna  das Comunitárias, uma proposta do Conselho para que ocorra semestralmente com uma personalidade do mundo político/acadêmico/científico. Esta primeira edição deverá ocorrer na Universidade Católica de Pernambuco, dia 31 de março, com transmissão simultânea via TVs Universitárias e pela internet, para todas as Associadas Comunitárias.

Na sequência,  o Conselho de Administração foi recebido noutra  audiência pela professora Malvina Tuttman, presidente do Inep e,  logo depois, saindo do Inep e retornando ao MEC, foi recebido pelo professor Luis Claudio Costa, secretário Nacional de Educação Superior – SESu, onde  foi discutido uma pauta complementar a apresentada no gabinete do ministro Haddad.