A relação de Lula com a Operação Lava-Jato é tema de debate na Unicap

A Universidade Católica de Pernambuco vai sediar um debate sobre a relação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Operação Lava Jato. O evento, organizado pela Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), será realizado no dia 30 de março, às 18h30, no auditório G2, com a presença do advogado de defesa de Lula, Cristiano Zanin. Ele acredita que o ex-presidente vem sendo vítima de lawfare (uso distorcido da lei para promover perseguição política). A iniciativa relembra os 53 anos do Golpe Militar ocorrido em 31 de março de 1964.

O encontro é promovido por grupos de pesquisa da Pós-graduação em Direito da Unicap, Recife Estudos Constitucionais (REC) e Asa Branca; além do Instituto Humanitas Unicap; Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco (Sinteepe);  Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Informática, Processamento de Dados e Tecnologia da Informação de Pernambuco (SINDPD); Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe); e Tempus Comunicação.

Depois do debate, Zanin participa de uma sessão de autógrafos do livro O caso Lula: a luta pela afirmação dos direitos fundamentais no Brasil. A obra lançada pela editora Contracorrente foi organizada pelo próprio Cristiano e pela também advogada do ex-presidente, Valeska Teixeira Zanin Martins; e pelo professor da Faculdade de Direito da PUC-SP, Rafael Valim. Os artigos que compõem o livro, de autoria de grandes juristas brasileiros, revelam um cenário estarrecedor de violação de direitos humanos. Trata-se de leitura obrigatória para aqueles que desejam compreender a atual conjuntura brasileira.

Doc – Antes do debate, às 18h30, haverá o lançamento do documentário Operação Condor: verdade inconclusa, do historiador e cineasta Cleonildo Cruz. A produção analisa a aliança político-militar entre as várias ditaduras da América do Sul: Brasil, Argentina, Chile, Bolívia, Peru, Paraguai e Uruguai, com apoio logístico e financeiro dos EUA. O filme traz depoimentos de filhos, pais, irmãos sequestrados, desaparecidos, torturados e mortos pelos militares.