Unicap lança disciplina eletiva em inglês sobre Globalização, Sociedade e Política Internacional

A Universidade Católica de Pernambuco chega aos seus 75 anos inovando. A partir deste semestre (2018.1), a Unicap passa a oferecer a nova disciplina eletiva Globalization, Society and Internacional Politics. Ela estará à disposição dos alunos dos cursos de graduação na modalidade presencial ou na plataforma de Ensino à Distância (Ead). As aulas serão ministradas totalmente na língua inglesa pelo cientista político e doutor em Relações Internacionais, professor Thales Castro. A carga horária será de 60 horas.

Entre os assuntos a serem abordados estão as origens e as transformações históricas da globalização; as diferenças entre a globalização, mundialização e a regionalização; as fragmentações geradas pela globalização na sociedade civil; a desterritorialização e a reterritorialização; a ênfase analítica político-econômica da globalização; as teorias das Relações Internacionais aplicadas aos estudos da globalização; noções de política internacional; relações diplomáticas; e os movimentos anti-globalistas e suas repercussões no cenário doméstico e externo.

O projeto pedagógico prevê aulas com textos e vídeos em inglês. “Embora seja uma disciplina ampla e aberta (sem prerrequisitos) para toda a nossa comunidade, é recomendado que o (a) aluno (a), ao se matricular nesta disciplina, tenha plena consciência de que será exigido o nível de inglês intermediário (B1/B2) para que possa assim otimizar sua participação e engajamento na mesma”, esclarece o professor Thales Castro. O Boletim Unicap conversou com ele sobre a nova disciplina. Veja os principais trechos da entrevista.

Boletim Unicap – Essencialmente, alunos de quais cursos de graduação poderiam aproveitar melhor essa disciplina?

Por se tratar de uma disciplina eletiva (ELU1100), todos os cursos da UNICAP poderão se beneficiar desta disciplina. Todas as áreas do conhecimento estão impactadas pelas várias dinâmicas da globalização e possuem ramificações no âmbito da política internacional. O objetivo desta disciplina, ofertada em inglês, nos moldes virtual e semipresencial, é ampliar o debate sobre temas internacionais com a interface da globalização nos vários campos do saber.

B.U – Qual a contribuição que a disciplina poderia dar para possíveis alunos intercambistas?

Esta disciplina amplia o leque de alunos intercambistas do exterior para terem uma inovadora e rica experiência na UNICAP. Desta forma, entramos, de maneira inovadora e ousada, no rol de universidades que oferecem disciplinas em língua inglesa e que, assim, deveremos experimentar um maior fluxo de alunos estrangeiros em nosso campus.

B.U – A Unicap está planejando a criação de um curso de graduação em Ciência Política. A disciplina pode ser considerada um piloto para a criação desse bacharelado?

Sim! Os grandes debates humanos e suas transformações passam, necessariamente, pela dimensão política – quer seja brasileira, ou quer seja no âmbito internacional. O novo curso de graduação em Ciência Política da UNICAP se insere no contexto de uma resposta cidadã e proativa da UNICAP em razão das grandes demandas sociais por ativismo político e cultura cívica com excelência acadêmica. Além disso, por iniciativa do nosso reitor, Pe. Pedro Rubens, este curso de Ciência Política estará preparando politólogos com o arcabouço das amplas redes internacionais que fazemos parte: FIUC, AUSJAL, ABRUC entre outras.

B.U – De que maneira essa disciplina se relaciona com o contexto das relações internacionais de Pernambuco e da própria Unicap?

Esta disciplina representa a abertura dos debates no campo político sobre a globalização e seus impactos na sociedade civil. Não podemos compreender as complexidades da política internacional sem unir estes dois elementos de estudo: a própria globalização e a sociedade civil que, simultaneamente, é agente e paciente destas maciças transformações estruturais. A disciplina fortalece os vínculos internacionais de cooperação ampla do Estado de Pernambuco e da UNICAP, com centralidade para os setores academico-culturais e científicos. Ela fará parte, naturalmente, como disciplina do bacharelado em Ciência Política e será um manifestação clara da UNICAP pela ousadia institucional sobretudo no transcurso de celebração de seu jubileu de 75 anos.