Publishop debate “Carreira e gerenciamento de projetos”

Thiago di Freitas

“Eu e meu sócio só tínhamos dinheiro para rachar um yakissoba da rua do lazer”. Foi dessa maneira divertida e desafiadora que o ex-aluno da Unicap Thiago di Freitas iniciou na noite de ontem (8) sua palestra no Publishop,  se referindo ao início da empresa criada por ele, a Kokku Games. O evento foi promovido pela coordenação do curso de Publicidade e Propaganda, que falou sobre carreira e gerenciamento de projetos.

Thiago se formou em publicidade em 2008, e desde lá trabalhou em diversas agências publicitárias até que, no ano passado, decidiu se tornar empreendedor, criando a Kokku Games. O nome estranho ele explica. “Estávamos buscando um nome representativo e forte, então fomos buscar no vocabulário estoniano e escolhemos o nome “Kokku”, que signica: juntos”, disse ele. Como ele foi buscar uma palavra no distante país europeu? Bem, isso ele não sabe, coisas típicas da mente criativa dos publicitários.

O empresário falou sobre o que era um projeto, afirmando que este é um esforço

foto2

temporário fundamental para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.  “Ser temporário não significa que ele terá uma curta duração”, frisou. Dentro de uma empresa o gerenciador precisa estar sempre disposto a enfrentar situações inesperadas, delegar funções e se atualizar constantemente, pois nesse mercado as “inovações são praticamente diárias”, explicou Thiago. O trabalho dele é definir o objetivo do projeto, dos indivíduos, cronograma de atividades, responsabilidades e recursos, mas sua principal função é impedir que falhas inerentes aos processos aconteçam. Ele contou ainda que o gerente deve ser capaz de prever as dificuldades e agir preventivamente assegurando o bom andamento dos trabalhos.  Após a palestra, Thiago respondeu a perguntas da plateia, formada pelo coordenador do curso Rodrigo Duguay e estudantes de diversos cursos da Unicap.