Católica, ESA e OAB/PE promovem I Jornada de Direito Médico e da Saúde
|A Universidade Católica de Pernambuco, a Escola Superior de Advocacia – ESA/PE e Comissão de Direito e Saúde – CDS da OAB/PE realizam, no dia 5 de setembro, das 18h45 às 21h40, no Auditório G1, da Católica, a I Jornada de Direito Médico e da Saúde. As inscrições são gratuitas no site da ESA, pelo endereço http://www.esape.com.br/cursos/listar.
A jornada, que é destinada a advogados, operadores do direito, médicos, demais profissionais de áreas afins, além de estudantes de Direito, tem como objetivo debater questões contemporâneas pertinentes à responsabilidade médico-hospitalar, bem como sobre os dilemas bioéticos da atualidade.
O evento contará com uma palestra de abertura sobre a autonomia na relação médico/paciente sob o enfoque ético-médico e um painel temático com expositores que abordarão temas pertinentes à responsabilidade médico-hospitalar.
Acompanhe a programação:
18h45 – Abertura
19h às 19h40 – Palestra de abertura: Autonomia do paciente X autonomia do médico: aspectos éticos.
Palestrante: Dra. Helena Carneiro Leão. Médica. Conselheira do CREMEPE e Presidente da Escola Superior de Ética Médica – ESEM.
Debates (19h40 às 20h)
20h às 20h20 – Lançamento do livro “Direito Médico e da Saúde”, organizado pelos professores Vinicius Calado e Virgínia Colares.
Breve exposição dos organizadores sobre a obra.
20h20 às 21h20 – Painel: Responsabilidade médica e bioética
Painelistas:
Fernanda Prosini Cadena, bacharela em Direito. Pós-graduanda em Direito Processual Civil e do Trabalho pela ESMATRA, com o tema: Aplicabilidade da teoria da perda de uma chance na responsabilidade civil do médico.
Ítalo Negreiros, Advogado. Pós graduando em Direito Médico e da Saúde pelo Instituto dos Magistrados do Nordeste (IMN). Membro da Comissão de Direito e Saúde da OAB/PE , com o tema: Consentimento informado no direito médico na jurisprudência do TJPE.
Jéssica Ribeiro Costa, bacharela em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Advogada. Pós graduanda em Direito Administrativo pela PUC/MG, com o tema: A subjetivação da responsabilidade civil dos hospitais privados.
Lorraine Almeida de Morais, bacharela em direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com o tema: A proteção jurídica dos embriões excedentários.
Debate (21h20 às 21h35)
21h35 – 21h40 – Considerações Finais – Encerramento – Prof. Vinicius de Negreiros Calado.