Cursos de Engenharias Ambiental e Química com novos coordenadores

Fotos: Daniel França

Os cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da Católica estão passando por uma fase de renovação com a atuação de seus novos corrdenadores, os professores Wagner Eustáquio de Vasconcelos e Liana Filgueira Albuquerque, que assumiram as funções no começo deste semestre. Ambos são ex-alunos da própria Unicap em Engenharia Química.

Graduada em 1991, Liana tem mestrado e doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte com área de atuação em Engenharia Ambiental e faz parte do corpo docente da Católica desde setembro de 2010. Para ela, um retorno emocionante. “Reencontrei muita gente querida aqui: as secretárias Edna e Raimunda, o professor Valdemir Alexandre que me ensinou a disciplina de Mecânica dos Fluidos, até o ascensorista é o do meu tempo de estudante”, relembrou ela.

A coordenação do curso de Engenharia Ambiental representa um motivador desafio para a sua vida pessoal. Mãe de três filhos de 20, 18 e 15 anos, Liana mora em Natal com a família. Passa de domingo a terça na capital potiguar e de quarta a sábado no Recife. “Apesar da logística, tenho adorado estar aqui”, diz ela com o entusiasmo de quem não se deixa abater pelas três horas e meia, quatro horas de viagem duas vezes por semana.

Liana está preparando o novo currículo de Engenharia Ambiental, que irá vigorar a partir de 2012. A grade foi desenvolvida visando às novas necessidades do mercado de trabalho diante do contexto vivido pela economia de Pernambuco.  “Trinta e cinco por cento dos nossos egressos estão trabalhando na inciativa privada e boa parte está fazendo mestrado ou doutorado. É uma área promissora na qual se pode atuar em gestão, engenharia, licenciamento, consultoria, tratamento de afluentes e indústria do petróleo”.

Quem também está de olho no promissor setor petrolífero pernambucano é o coordenador do curso de Engenharia Química, professor Wagner Eustáquio. “Uma de nossas maiores metas é capacitar profissionais para atuar no Complexo de Suape. Outro ponto importante é focar no cinco”, explica ele, ao se referir ao conceito quatro obtido pelo curso na avaliação do MEC. “Vamos buscar preeencher os requisitos para conquistar a nota máxima”.

Wagner também tem uma longa relação de carinho com a Unicap. Ele entrou na Universidade em plena adolescência, aos 16 anos. Mesmo fazendo mestrado no Instituto Militar de Engenharia no Rio de Janeiro e o doutorado na UFPE, ele manteve os vínculos com a Católica. “Nunca perdi os contatos com os professores daqui”.

O professor fez da pesquisa à sua marca profissional. “Contando com a iniciação científica, já são 14 anos de dedicação exclusiva à pesquisa. Durante esse tempo, nunca tirei férias”, contou ele, que até pouco tempo foi orientador de 13 alunos incluindo graduação, mestrado e doutorado. Uma das doutorandas é a professora da Católica Iana Batista.

Tanta dedicação já vem sendo reconhecida nos agradecimentos dos alunos. A turma de Engenharia Química 2010.2 foi batizada com o nome do professor. “É um reconhecimento sem tamanho, mas tudo isso só é possível graças ao apoio dos funcionários e também da professora Arminda, diretora do Centro de Ciências e Tecnologia”.