Católica reafirma seu compromisso social com a formação de novos professores
|A Universidade Católica de Pernambuco chega aos 75 anos de existência reafirmando o seu compromisso com a formação de novos professores. Um exemplo disso é o Vestibular Social Pró-licenciaturas que está oferecendo bolsas de 50% e 100% para os estudantes. O desconto é automático para todos os novos alunos. No entanto, quem atender aos critérios do Prouni tem direito à gratuidade.
O sucesso do Vestibular Social se traduz em números. Foram 722 inscritos disputando vagas nas dez licenciaturas oferecidas pela Universidade: Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português e Espanhol, Letras Português e Inglês, Matemática, Pedagogia e Química.
Os novos alunos dividirão salas de aulas, laboratórios e demais ambientes com estudantes veteranos que encontraram nos cursos de Licenciatura um caminho para a felicidade e realização profissional. Gente como Maria Eduarda, aluna de Pedagogia. “Sempre tive contato muito próximo com os educadores da minha escola e a partir daí fui decidindo. Toda carreira tem suas dificuldade e temos que pensar positivo”.
Antes mesmo de concluírem os cursos, os alunos já têm a oportunidade de colocar em prática o que estão aprendendo em sala de aula a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). “Esse programa tem dados excelentes resultados. A escolas têm nos comunicado, por exemplo, que houve aumento no desempenho do Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica)”, disse a coordenadora do Pibid na Unicap, professora Maria do Carmo Motta. Ainda de acordo com ela, somente o Pibid da Unicap alcança 4.300 estudantes em oito escolas públicas do Ensino Médio.
O Pibid tem proporcionado essa vivência profissional ao aluno de Pedagogia Paulo Natanael. Bacharel em Filosofia, ele já está atuando numa escola de Ensino Médio. “Eu me identifiquei com a área de Educação, especialmente o Ensino Médio. Vi outra licenciatura para aprofundar e encontrei em Pedagogia um leque bastante amplo. Já consegui um estágio em Educação Especial e me sinto realizado”. Um sentimento compartilhado pela colega de Paulo, Lais Teixeira. Ela trocou o curso de Direito pela licenciatura em Pedagogia. “Sou a pessoa mais feliz do mundo, lidar com pessoas é maravilhoso. Fico lisonjeada em participar da educação do meu país”.
Para o Pró-reitor de Graduação e Extensão, Prof. Dr. Degislando Nóbrega, esse compromisso com a formação de professores vem desde a fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Manoel da Nóbrega, em 1943, e que deu origem à Católica. “A Unicap nasceu formando professores e no seu Jubileu de 75 Anos renova sua aposta na educação com o Vestibular Social Pró-Licenciaturas. As Licenciaturas são o espaço acadêmico de habilitação para um protagonismo autônimo e altivo nos processos formativos e, assim, são decisivas para o desenvolvimento de qualquer país soberano”.
Depoimentos – Entre os alunos das Licenciaturas da Unicap, os desafios da carreira de professor são transformados em motivação para seguir a adiante e conquistar a realização pessoal e profissional. Confira os depoimentos: