Católica, ESA e OAB/PE promovem I Jornada de Direito Médico e da Saúde

A Universidade Católica de Pernambuco, a Escola Superior de Advocacia – ESA/PE e Comissão de Direito e Saúde – CDS da OAB/PE realizam, no dia 5 de setembro, das 18h45 às 21h40, no Auditório G1, da Católica, a I Jornada de Direito Médico e da Saúde. As inscrições são gratuitas no site da ESA, pelo endereço http://www.esape.com.br/cursos/listar.

A jornada, que é destinada a advogados, operadores do direito, médicos, demais profissionais de áreas afins, além de estudantes de Direito, tem como objetivo debater questões contemporâneas pertinentes à responsabilidade médico-hospitalar, bem como sobre os dilemas bioéticos da atualidade.

O evento contará com uma palestra de abertura sobre  a autonomia na relação médico/paciente sob o enfoque ético-médico e um painel temático com expositores que abordarão temas pertinentes à responsabilidade médico-hospitalar.

Acompanhe a programação:

18h45 – Abertura

19h às 19h40 – Palestra de abertura:   Autonomia do paciente X autonomia do médico: aspectos éticos.

Palestrante: Dra. Helena Carneiro Leão. Médica. Conselheira do CREMEPE e Presidente da Escola Superior de Ética Médica – ESEM.

Debates (19h40 às 20h)

20h às 20h20 – Lançamento do livro “Direito Médico e da Saúde”, organizado pelos professores Vinicius Calado e Virgínia Colares.

Breve exposição dos organizadores sobre a obra.

20h20 às 21h20 – Painel:    Responsabilidade médica e bioética

Painelistas:

Fernanda Prosini Cadena, bacharela em Direito. Pós-graduanda em Direito Processual Civil e do Trabalho pela ESMATRA, com o tema: Aplicabilidade da teoria da perda de uma chance na responsabilidade civil do médico.

Ítalo Negreiros, Advogado. Pós graduando em Direito Médico e da Saúde pelo Instituto dos Magistrados do Nordeste (IMN). Membro da Comissão de Direito e Saúde da OAB/PE , com o tema: Consentimento informado no direito médico na jurisprudência do TJPE.

Jéssica Ribeiro Costa, bacharela em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Advogada. Pós graduanda em Direito Administrativo pela PUC/MG, com o tema: A subjetivação da responsabilidade civil dos hospitais privados.

Lorraine Almeida de Morais, bacharela em direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com o tema: A proteção jurídica dos embriões excedentários.

Debate (21h20 às 21h35)

21h35 – 21h40  –  Considerações Finais – Encerramento – Prof. Vinicius de Negreiros Calado.