Alunos de Direito visitam o TJPE e a OAB-PE

O professor Fernando Lapa e o conselheiro federal da OAB-PE, Jayme Asfora, acompanharam a turma do sétimo período. Foto: Ascom TJPE.

Por Carolina Oliveira

Quem pensa que o ensino na Unicap se restringe às salas de aula está enganado. Foi na perspectiva de conferir aos alunos aprendizagens na esfera prática que o professor do curso de Direito, Fernando Lapa, promoveu uma visita dirigida para processos em grau de recurso. A iniciativa levou a turma do 7º período do curso de Direito ao Tribunal de Justiça de Pernambuco e à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE) na tarde de quinta-feira (26). A visita atestou que o sucesso na carreira acadêmica pode ir além do quadro-branco.

Depois de passar pela primeira instância, no Fórum do Recife, a turma do 7º período conheceu a dinâmica dos processos da segunda instância, mais uma experiência acumulada para a disciplina de Prática Real Cível. “É importante termos uma aula prática no Tribunal de Justiça para saber como exatamente funciona o tribunal, como os processos chegam aqui para a distribuição, e qual andamento é dado a esses processos. Ficar só no ambiente da sala de aula acaba limitando um pouco o conhecimento. Aqui, temos uma noção mais verdadeira do que acontece, o que é essencial para nós, alunos”, comentou o estudante André Costa.

A visita técnica englobou os diversos ambientes do Palácio da Justiça, que teve sua estrutura planejada durante o governo de Sérgio Loreto: o núcleo de Distribuição Processual de 2º Grau, onde cerca de quarenta pessoas trabalham; a Biblioteca, que abriga não só vade mecuns, mas também um verdadeiro acervo das diversas edições do Diário Oficial; a sala das Sessões do Tribunal Pleno, onde ocorria, no momento, uma reunião extraordinária da 6ª Câmara Cível; a sala das Sessões Cíveis; o gabinete do Desembargador Sílvio Beltrão; a sala de Sessões Criminais; o Salão Nobre, luxuoso espaço inspirado na sala de espelhos do Palácio de Versalhes; e, por fim, a sala do Desembargador José Fernandes de Lemos, Presidente do Tribunal de Justiça.

Posteriormente, o professor seguiu com os alunos para o prédio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE). Fernando Lapa, que é ex-aluno da Unicap, leciona há mais de trinta anos na casa. Pela sua experiência como ex-aluno e professor, pontuou: “A experiência acadêmica oferecida pela Católica é muito gratificante. Além de oferecermos um meio como a Astepi, que presta serviços ao público, exercemos atividades como a de hoje, em que o aluno da Prática Real entende melhor o caminho do processo em 2º grau de análise. Essa aula dirigida busca passar informações práticas: o caminho que o processo faz até seu julgamento, desde a sua distribuição”.