Veteranos de Medicina organizam trote solidário para novatos

OLYMPUS DIGITAL CAMERAOs alunos novatos do curso de Medicina foram surpreendidos hoje à tarde (5) por um trote organizado pelos veteranos. Depois de uma palestra sobre intercâmbio e o programa Ciências sem Fronteiras, os estudantes do 2º período “aprontaram” pra cima daqueles que vivenciam sua primeira semana de aula.

Mas nada de brincadeiras agressivas ou que causassem constrangimento. O clima era de confraternização. As regras foram explicadas antes. Cada estudante novato tinha que encher a boca de farinha e se apresentar a todos em cima de uma cadeira colocada no pátio do bloco J. Em seguida, eles pegavam uma bexiga de festa cheia de água e com o nome de um aluno antigo, que será o “padrinho” dele no campus.

OLYMPUS DIGITAL CAMERACabe ao “padrinho”, ajudar o calouro na adaptação à vida universitária mostrando às dependências do campus ou repassando algum material didático. Em troca, o novato tem que cuidar da bexiga por uma semana. Perdê-la ou estourá-la dá “multa” de R$ 5,00.

E como em todo trote, não poderia faltar o “mico”. Os novatos saíram cantando pelo campus uma paródia pra conseguir mais dinheiro para os veteranos. “Eu vou, eu vou, caminhar para o (bloco) G agora eu vou. Eu vou, eu vou, pedir dinheiro para os veteranos agora eu vou”. O valor arrecadado vai ser usado na formatura dos veteranos.

“Nossa intenção é fazer algo saudável, diferente dos casos mostrados na mídia. Conversamos antes com a coordenação”, disse a veterana Amanda Macêdo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAA primeira a se apresentar foi Aline Farias, que teve como “madrinha” Ellen Girão. “Achei a ideia legal, interessante e engraçada. Semestre que vem tem volta”, disse Aline. A brincadeira foi acompanhada pela coordenadora do curso, Profª Erideise Gurgel. “Essa iniciativa os deixa integrados. Sábado (7) eles vão promover uma festa à fantasia reunindo todos. Acho bem bacana essa interação saudável entre eles”.