Boletim Unicap

V Colóquio de História da Católica contou com a apresentação de 170 trabalhos de todo o país

O curso de Licenciatura em História da Universidade Católica de Pernambuco realizou de 16 a 19 de novembro, no auditório G2 e nas salas do segundo andar do bloco G, o V Colóquio de História “Perspectivas Históricas: historiografia, pesquisa e patrimônio”. Nesta edição, o colóquio teve 170 trabalhos selecionados de todo o país, número 212,5% maior que a quarta edição, no ano passado.

Durante os três dias do evento foram realizados 20 simpósios, três mesas-redondas e três apresentações culturais (Teatro, Cinema e Música).

Os simpósios foram:

Dia 16/11
SIMPÓSIO 1: RELIGIÃO E IDENTIDADE
Coordenador: Prof. Dr. Newton Darwin de A. Cabral

SIMPÓSIO 2: TRABALHO, COTIDIANO E CULTURA POPULAR
Coordenadora: Profª Drª Beatriz de Miranda Brusantin

SIMPÓSIO 3: POLÍTICA, SOCIABILIDADES E MOVIMENTOS SOCIAIS
Coordenador: Prof. Dr. Flávio José Gomes Cabral

SIMPÓSIO 4: ENSINO, EDUCAÇÃO E MATERIAL DIDÁTICO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Coordenadora: Profª Msc. Maria do Carmo Sousa Motta

SIMPÓSIO 5: PRÁTICA E REFLEXÃO SOBRE AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS, AFRODESCENDENTES E POVOS INDÍGENAS
Coordenadora: Profª Drª Zuleica Dantas Pereira Campos

SIMPÓSIO 6: HISTÓRIA, GÊNERO E SOCIEDADE
Coordenadora: Profª Msc. Maria da Glória Dias Medeiros

SIMPÓSIO 7: CIDADE: CINEMA, TEATRO, LITERATURA E MÚSICA NA HISTÓRIA
Coordenadores: Prof. Dr. Luís Manoel Domingues do Nascimento e Prof. Msc. Robson Teles Gomes

Dia 17/11
SIMPÓSIO 8: RELIGIÃO E IDENTIDADE
Coordenador: Prof. Dr. Newton Darwin de A. Cabral

SIMPÓSIO 9: TRABALHO, COTIDIANO E CULTURA POPULAR
Coordenadora: Profª Drª Beatriz de Miranda Brusantin

SIMPÓSIO 10: POLÍTICA, SOCIABILIDADES E MOVIMENTOS SOCIAIS: ESTADO, CONTROLE SOCIAL E VIOLÊNCIA
Coordenador: Prof. Dr. Flávio José Gomes Cabral

SIMPÓSIO 11: ENSINO, EDUCAÇÃO E MATERIAL DIDÁTICO: METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Coordenadora: Graziela Brito de Almeida

SIMPÓSIO 12: HISTÓRIA, GÊNERO E SOCIEDADE
Coordenadora: Profª Msc. Maria da Glória Dias Medeiros

SIMPÓSIO 13: CIDADE: CINEMA, TEATRO, LITERATURA E MÚSICA NA HISTÓRIA
Coordenador: Prof. Dr. Luís Manoel Domingues do Nascimento

SIMPÓSIO 14: HISTÓRIA DE PERNAMBUCO
Coordenador: Prof. José Ernani Souto Andrade

Dia 18/11
SIMPÓSIO 15: RELIGIÃO E IDENTIDADE
Coordenador: Prof. Dr. Newton Darwin de A. Cabral

SIMPÓSIO 16: POLÍTICA, SOCIABILIDADES E MOVIMENTOS SOCIAIS: POLÍTICA E AUTORITARISMO: ENTRE O VARGUISMO E O REGIME MILITAR
Coordenador: Prof. Dr. Flávio José Gomes Cabral

SIMPÓSIO 17: ENSINO, EDUCAÇÃO E MATERIAL DIDÁTICO: ABORDANDO TEMAS TRANSVERSAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA
Coordenadora: Profª Tania Nery

SIMPÓSIO 18: ESTUDOS ARQUEOLÓGICOS E PATRIMÔNIO
Coordenador: Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques

SIMPÓSIO 19: PRÁTICA E REFLEXÃO SOBRE AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS, AFRODESCENDENTES E POVOS INDÍGENAS
Coordenadora: Profª Drª Zuleica Dantas Pereira Campos

SIMPÓSIO 20: HISTÓRIA DE PERNAMBUCO
Coordenador: Prof. José Ernani Souto Andrade

As mesas-redondas foram:

Dia 16/11
HISTÓRIAS DAS MAIORIAS: REFLEXÕES SOBRE A ESCRAVIDÃO AFRICANA, OS AFRODESCENDENTES E OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL
Mediadora: Profª Beatriz de Miranda Brusantin (Unicap)
Prof. Renato Monteiro Athias (UFPE)
Prof. Robson Pedrosa Costa (IFPE)
Prof. Pe. Clóvis Cabral, SJ (Unicap)

Dia 17/11
PATRIMÔNIO CULTURAL: AÇÕES E POLÍTICAS DE PRESERVAÇÃO
Mediador: Prof. Luís Manoel Domingues Nascimento (Unicap)
Profª Isabel Cristina Martins Guillen (UFPE)
Arq. Fernanda Maria Buarque de Gusmão (Iphan)

Dia 18/11
HISTÓRIA E CIDADANIA: ARQUIVOS E ACERVOS DOCUMENTAIS BRASILEIROS
Mediador: Prof. Luiz Carlos Luz Marques (UNICAP)
Profª Virgínia Maria Almoêdo de Assis (UFPE)
Profª Marcília Gama da Silva (UFRPE)
Profª Nainora Maria Barbosa de Freitas (CBM-Ribeirão Preto)(participação por teleconferência)

O Professor Luiz Manoel Domingues do Nascimento, coordenador do simpósio 13, sobre Cidade, Cinema, Teatro, Literatura e Música na História, realizada dia 17, fala sobre as temáticas apresentadas. “As temáticas que estão sendo apresentadas nos simpósios, tanto este aqui que trabalha com a questão da cidade e várias variáveis de objetos de estudo, estão sendo bastante interessantes. A produção acadêmica, apresentada por alunos de várias universidades que prezam pela pesquisa, pela seriedade metodológica e por um corpo teórico bastante significativo, demonstra o objetivo de pesquisar a fundo, seus objetos de estudo.”

O primeiro trabalho apresentado no simpósio 13, sobre Cidade, Cinema, Teatro, Literatura e Música na História foi Virgílio e a construção da ideia do Império Romano, de Fernanda Amaral Meira, aluna do quarto período de História da Universidade de Pernambuco, UPE. “As principais influências que Virgílio tem, com sua obra Eneida, até hoje na sociedade. A Eneida que ninguém leu, mas todo mundo ouviu falar. Essa foi minha primeira apresentação. Dá um pouco de nervosismo, você esquece algumas coisas, mas faz parte. Foi tranquilo no final das contas”, explica Fernanda.

A Eneida (Aeneis em latim) é um poema épico latino escrito por Virgílio no século I a.C.. Conta a saga de Eneias, um troiano que é salvo dos gregos em Troia, viaja errante pelo Mediterrâneo até chegar à região que atualmente é a Itália. Seu destino era ser o ancestral de todos os romanos.

Públio Virgílio Marão (em latim Publius Vergilius Maro), também conhecido como Vergílio ou Virgílio (Andes, 15 de 0utubro de 70 a.C. – Brindisi, 21 de setembro de 19 a.C.), foi um poeta romano clássico, mais conhecido por três obras principais, as Éclogas (ou Bucólicas), as Geórgicas e Eneida – apesar de vários poemas menores também serem atribuídos a ele. Filho de um agricultor, Virgílio chegou a ser considerado como um dos maiores poetas de Roma. Sua obra mais conhecida, Eneida, pode ser considerada um épico de Roma e tem sido extremamente popular a partir da sua publicação até os dias atuais. Foi considerado ainda em vida como o grande poeta romano e expoente da literatura latina. Seu trabalho foi uma vigorosa expressão das tradições de uma nação que urgia pela afirmação histórica, saída de um período turbulento de cerca de dez anos, durante os quais as revoluções prevaleceram.

O coordenador do curso de Licenciatura em História da Unicap e coordenador do Colóquio, professor Luiz Carlos Luz Marques, fala da importância do evento. “Todo encontro científico promovido por um curso de uma universidade tem a sua importância, na medida em que ele atrai, promove a pesquisa e a publicação, porque não existe pesquisa séria que não queira ser publicada, que não queira ser lida, que não pretenda, vamos dizer assim, entrar no mundo da ciência com uma contribuição. No caso dos colóquios de História, eu gostaria de chamar a atenção de três coisas, uma, eles são promovidos por um curso de graduação, então, necessariamente eles não têm a pretensão de ser um colóquio de nível de pós-graduação, apesar de que o nosso colóquio tem atraído muita gente com mestrado, até mesmo professores doutores de universidades federais. A segunda coisa, o nosso colóquio já tem uma história, ele é o quinto, sempre bem organizado, ele publica regularmente os anais indexados. Dessa vez, nós estamos querendo, inclusive, que os artigos mais importantes saiam na revista do curso, que vai ser lançada em dezembro. A terceira coisa é que o simpósio, do ponto de vista de uma graduação que pretende alcançar a excelência e contribuir para a excelência da Universidade, é importante porque mostra que o curso dá valor à pesquisa, dá valor à produção acadêmica e dá valor à publicação acadêmica da produção. Então isso demonstra que os professores e os alunos estão envolvidos nesse processo.”

O V Colóquio de História teve como comissão organizadora o Prof. Dr. Luiz Carlos Luz Marques, Profª Drª Beatriz de Miranda Brusantin, Prof. Dr. Flávio José Gomes Cabral, José Igor Souza Caraciolo – aluno do 8º Período, Claudia de Araújo Lima – aluna do 5º Período e representante do D.A., Joice Leôncio de Sá – aluno do 5º período e representante do D.A. e Marco Aurélio Borba Leite Neto – aluno do 4º período e representante do D.A.

 

 

print
Compartilhe:
2 Comments

Deixe um comentário