Conhecimento botânico tradicional em contextos culturais é tema de palestra no VIII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia

A Universidade Católica de Pernambuco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco promoveram de 8 a 12 de novembro o VIII Simpósio Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia (VIII SBEE), que este ano contou paralelamente com outros dois  importantes eventos: o II Congresso Latinoamericano de Etnobiologia (II CLE) e o III Encontro Pernambucano de Etnobiologia e Etnoecologia (III EPEE).

Na sexta-feira (12), a professoraAna H. Ladio, da Universidad Nacional del Comahue na Argentina, abordou o conhecimento botânico tradicional em contextos culturais em processo de mudança, falando como famílias inteiras se adaptam ao ambiente árido em que vivem, em algumas regiões do Chile e da Argentina, através das tradições familiares, caças de animais silvestres (siguinificado cultural), pequenas horticulturas, entre outros métodos.

Sarah-Lan Mathez, que está fazendo sua pesquisa de doutorado pela Universidade de Berna na Suíça, diz que o simpósio foi de grande importância por que fez uma ligação entre conhecimentos globais familiares equiparando-os com o contexto sociocultural quantitativos e qualitativos com conhecimento mais aprofundado.

A estudante de biologia da Universidade Nacional Agrária La Molina, Sofia Rubio, afirmou que as metodologias de trabalho apresentadas durante o simpósio foram o que mais chamaram a atenção, pela qualidade, apresentando de forma resumida o assunto abordado. Ela elogiou também a qualidade profissional dos palestrantes assim como a organização do evento.

Julia Marcelino, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e Verusca Azevedo Nóbrega, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), elogiaram a organização e o conhecimento que adquiriram durante a semana.

Durante toda a manhã aconteceram várias outras palestras, a exemplo da ministrada pela Profª Drª  Maria de Los Ângeles La Torre-Cuadros, do Peru, que abordou o tema “Para um enfoque biocultural nos programas de conservação”. Os eventos continuaram durante a tarde.