Steve Jobs inovou ao unir design e simplicidade com alta tecnologia

image_pdfimage_print

Com a intenção de serem incrivelmente simples e minimalistas, Jobs tinha a ideia fixa de fazer seus produtos intuitivos ao máximo para que pudessem ser utilizados por pessoas simples. Perfeccionista, ele chegou a implicar até com a marca do Google como um dos aplicativos do primeiro iPhone. Segundo ele, o segundo “O”, do Google não estava com tom de amarelho correto, e pediu que seus designers corrigissem.

Por isso, para muitos, ele era antes um designer e depois um executivo dedicado. “Ele mudou a visão que as pessoas tinha do design, e afetou todos os segmentos da arte, desde a interface, o desenho do software até finalmente o design do produto”, opina Daniel Pinheiro, sócio-executivo da Agência Mola e formado pela Universidade Federal de Pernambuco. “O mais interessante é que ele trazia uma grande quantidade de funcionalidades com um mínimo de passos para se executar uma ação. Isso serviu de inspiração para muitos designers”.

“Ele mostrou que o design é importante como instrumento de comunicação, antes de existir o iphone ou ipod, muitas pessoas já queriam consumir o produto”, disse Breno Carvalho, coordenador do curso de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco e estudioso do iMac. “Ele deu ênfase de que é possivel construir produtos bonitos, de design simples e de alta tecnologia. Fico triste pelo mundo ter perdido esse visionário”.

Evolução dos produtos Apple com o passar dos anos

Segundo fontes próximas ouvidas pelo NY Times, Steve Jobs também era um apaixonado por fontes e podia passar horas debatendo como algo que parece insignificante para muitas pessoas, como o tamanho de uma letra em serifa. Ele também informou no seu famoso discurso na universidade de Stanford sobre as aulas que teve de caligrafia e como isso definiu sua paixão por design. “Dez anos depois, quando eu estava desenhando o primeiro Macintosh, tudo veio à tona. E eu coloquei tudo aquilo que sabia no Mac. Ele foi o primeiro computador com uma tipografia bonita”.

Fonte: MundoBit