Alunos de jogos empreendem projeto em plataforma de crowdfunding

image_pdfimage_print

Quatro alunos do curso de Jogos Digitais, Caroline Akemi, Carlos Barros, Lucas Pedon e Mourick Ramos, publicaram o projeto Hero City na plataforma de crowdfunding da Unicap e Kickante, com o objetivo de desenvolver o aplicativo que tem o objetivo de engajar a sociedade para a solução dos problemas das cidades.

O projeto surgiu durante o HACKATRUCK, uma parceria da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP, IBM e Apple que ocorreu no primeiro semestre deste ano. Durante o workshop, um dos grupos resolveu abordar problemas urbanos. Assim surgiu a ideia do Hero city, um aplicativo colaborativo de impacto social que tem o objetivo de prover, de forma lúdica e divertida uma ferramenta de apoio ao enfrentamento a problemas como, abastecimento de água deficiente, fornecimento de luz inadequado, transporte público insuficiente, violência e muitos outros.

hero-city
Marca do aplicativo Hero City

A equipe é formada por alunos do Curso de Jogos e com diferentes expertises, sendo eles um administrador, uma artista, um designer e um programador, (todos alunos do curso de jogos digitais da UNICAP) o C.A.M.P group, resolveu dar continuidade ao projeto e tentar transformar em realidade seu aplicativo sem fins lucrativos, que utiliza um mapa para a marcação de problemas sócio-urbanos relativos aos bairros de forma “gameficada” com uso de avatares, trazendo estatísticas para o usuário que podem vir a ser utilizadas como ferramenta para a cobrança da resolução dos problemas observados.

Com a possibilidade de poder expor seu projeto ao público durante a Super-con 2016, o grupo percebeu que esta seria uma ótima oportunidade para lançar sua campanha através da plataforma de financiamento coletivo (crowdfunding) Kickante, para arrecadar os recursos necessários para a compra de equipamentos, hospedagem em servidores e outras despesas relativas ao projeto, diz o aluno Mourick Ramos.

13781720_591481167688485_1975674468600269619_n
Os alunos Lucas Pedon, Mourick Ramos, Caroline Akemi e Carlos Barros apresentaram projeto no Super Con

Acesse o link para saber mais informações sobre o projeto e colabora para o desenvolvimento do Hero City.

HACKATRUCK

Com os objetivo de incentivar a criatividade e desenvolvimento de aplicações mobile para o sistema operacional da Apple, foi realizado uma parceira entra a Unicap e a IBM+Apple para a realização do projeto itinerante Hackatruck. O projeto foi exclusivo para alunos da Unicap e possuia duas etapas: uma on-line que ocorreu no mês de janeiro de 2016, e o workshop presencial dentro de um Caminhão equipado com tecnologias, a exemplo de impressoras 3D, kits arduino, óculos de realidade virtual e equipamentos da Apple. Os alunos aprenderam a programar utilizando o software Swift em ibooks e testavam as propostas em tablets da Apple durante três semanas.

No final do segundo semestre de 2015 os alunos dos cursos de Jogos Digitais e Ciência da Computação da Unicap foram convidados a participar do HACKATRUCK, uma iniciativa promovida por diversos parceiros entre eles IBM e Apple com o intuito de disseminar novas tecnologias na área de TI. O projeto promoveu a criação de novas ideias de aplicações no campus da Unicap.