Projeto de Extensão desenvolve animação com crianças do ISMEP

image_pdfimage_print

Com o objetivo  de desenvolver a integração e lazer da comunidade do Bode-Pina para a produção de conteúdo digital animado, foi realizado o projeto de extensão intitulado “Anime sua História: Stop motion com técnicas de corte e colagem“, com a participação de crianças do Instituto Social das Medianeiras da Paz (ISMEP), na Comunidade do Bode-Pina.

Durante o projeto foram apresentados alguns filmes que utilizam a técnica de animação e realizado algumas aulas sobre o processo, para que as crianças pudesse aprender e começar a pensar na história a ser animada e, como resultado das oficinas, a animação “O Bem-te-vi e o Feiticeiro” foi a desenvolvida através de técnica de stop motion, coordenada pelo professor Breno Carvalho e o aluno do quinto módulo do Curso de Jogos Digitais da Unicap, Heitor Marques.

Eu gostei bastante de participar de projeto de extensão, eu pude colocar em prática o que aprendi nas cadeiras do curso além de poder ver o interesse das crianças desenharem os personagens, criarem a história e em aprenderem técnica da animação em stop motion me deixou muito feliz, diz Heitor Marques.

O roteiro, os personagens e cenários foram criados pelas crianças do ISMEP, que participaram do projeto durante os meses de março a junho deste ano.

Eu achei fantástico,  acompanhar  o desenvolvimento dos trabalhos  e o interesse  das crianças em um projeto do qual eles eram protagonistas. Conversando com alguns  foi possível perceber a empolgação e como foi importante para a autoestima deles, revela Adriana Souza coordenadora do ISMEP.

De acordo com a professora e Coordenadora Geral de Extensão da Unicap, Odalisca Cavalcanti de Moraes, Através do projeto de Extensão, os alunos tiveram acesso a tecnologias, que até então, desconheciam. Além disso, também exercitaram o lado “artístico” de cada um, pois tiveram que representar diante da criação de filmes no formato Stop Motion.

O Projeto teve uma boa aceitação por parte dos jovens atendidos no Instituto das Medianeiras da Paz(ISMEP), na medida em que os técnicos sociais do ISMEP, nos informaram que os alunos ficavam perguntando quando o “tio Breno” irá voltar para continuar as oficinas. O público alvo do referido projeto, também colocou que devido as oficinas, houve uma maior interação entre eles, o que contribui para ampliação do ciclo de amizades e o fortalecimentos de outras, afirma a professora Odalisca Moraes.

O projeto recebeu fomento do Edital de Extensão 2016, promovido pela Fundação Antônio dos Santos Abranches – FASA. Confira a animação e curta na página do Youtube.