Professores participam do II Congresso Internacional de Branding

image_pdfimage_print

Professores do curso de Jogos Digitais da Unicap participam, entre os dias 1 e 3 de outubro, da segunda edição do Congresso Internacional de Branding, que acontece em Lajeado, no Rio Grande do Sul. Sob o tema Conexões e Experiências, o evento visa debater as diferentes áreas do branding e expandir as redes de pesquisa entre acadêmicos e profissionais em diferentes áreas que envolvem as marcas.

IMG_20150914_182303
Professora Márcia Mendes (esq.), Dario Brito, Carla Teixeira e Breno Carvalho

Os trabalhos desenvolvidos na Unicap serão apresentados em dois Grupos de Pesquisa (GPs). Dia 01, no GP Tendências de Branding, acontece a apresentação do artigo “Marca Mutante Jogável: conexões e experiências”, do coordenador do curso de Jogos Digitais, professor Breno Carvalho. Desenvolvido em co-autoria com seu orientador no doutorado em Design da UFPE, professor André Neves, traz os resultados de pesquisa feita com a versão jogável da marca do próprio congresso de branding, produzida especialmente para o teste desse tipo de mutação.
Ainda neste GP, os professores Carla Teixeira e Dario Brito analisam o e-sport sob o viés das marcas com o artigo “Branding na arena virtual: a cultura participativa e as marcas no e-sport”. O trabalho, desenvolvido em conjunto pelos professores e pelo estudante do segundo módulo do curso de Jogos Digitais da Unicap, Rodrigo Leal, observa a percepção das marcas por parte dos jogadores e fãs de League of Legends.

IMG_20150910_175108
Professores Dario Brito (esq.), Breno Carvalho, Carla Teixeira e estudante Rodrigo Leal

“Eu fiquei muito alegre com o artigo, é uma grande oportunidade. Espero que o trabalho contribua para estimular a discussão sobre o e-sport”, diz Rodrigo Leal.

A professora Márcia Mendes participa do GP Estratégias de construção e consolidação da marca, dia 2, com o artigo “Aspectos fotográficos na construção de marcas: estratégias de aproximação com o consumidor”, outra produção conjunta, envolvendo os professores Breno Carvalho e a professora Carla Teixeira. Márcia utiliza o modelo de análise fotográfica desenvolvido em sua tese de doutorado, aplicado à análise das marcas dos Correios e do Pão de Açúcar. A proposta foi oferecer caminhos para a construção de identidades que tragam aspectos 3D e reforcem o discurso emocional das marcas.

O II Congresso Internacional em Marcas/Branding – Conexões e Experiências é organizado pela Univates RS/Brasil, em co-organização com o Instituto Politécnico de Leiria/Portugal e o Observatório de Marcas RS/Brasil. E se propõe a trazer à discussão o estado da arte da teoria e da prática necessárias para implementar e monitorar a gestão da marca no mundo contemporâneo dos negócios. A primeira versão do evento aconteceu no ano de 2014 em Leiria, Portugal, quando o coordenador Breno Carvalho apresentou a definição de marca mutante jogável, resultado da sua dissertação de Mestrado em Design da UFPE. O trabalho foi publicado no Journal BrandTrend em abril de 2015.