Cultura afro-brasileira é tema de exposição do Curso de Jogos Digitais

image_pdfimage_print

Com o objetivo de abordar a cultura afro-brasileira, alunos e professores do Curso de Jogos Digitais desenvolveram trabalhos de fotografia e maquetes reais, que fazem parte da exposição “Expressões Visuais: exposição de maquetes e imagens para games”, que pode ser conferida entre os dias 18 à 30 de maio no hall da Biblioteca Centra da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap.

A proposta nasceu da interdisciplinaridade das disciplinas Expressões Visuais (prof. Dario Brito), Fotografia para Games (prof. Márcia Medes), Lógica de Programação para Jogos (prof. Flávio Dias) e Desenho Instrumental e Vetorial (prof. Luca Pacheco), que trataram o tema de forma transversal.

“O desafio, lançado no início do semestre, por quatro professores orientadores era claro: projetar, construir e utilizar como cenário para uma sessão de fotos uma maquete que retratasse uma cena emblemática de um jogo inédito, completamente concebido por eles”, diz prof. Dario Brito.

A segunda edição da exposição partiu inicialmente apenas de conceitos gerais, tais como divindades, espaço geográfico e clima. Os alunos direcionaram sua criação para buscar atender, da forma mais criativa possível, o briefing proposto.

Enquanto discutiam os mais diversos conceitos sobre arte, plasticidade e cenografia em sala de aula e desenvolviam os traços iniciais dos personagens de suas histórias, iam estudando os materiais, as referências visuais e os efeitos que melhor refletissem a estética traçada. O desafio seguinte foi tirar tudo isso do papel e montar os cenários.

Os alunos exploraram as maquetes com imagens fotográficas, a partir da técnica de light painting (que consiste em criar imagens com uma câmera utilizando as mais variadas fontes de luz). Enquadramento, composição estudada e iluminação guiaram cada uma dos nove propostas dos alunos do primeiro módulo do curso.

One thought on “Cultura afro-brasileira é tema de exposição do Curso de Jogos Digitais