Trabalho de alunos é aceito em Congresso Internacional

image_pdfimage_print

No dia 15 de dezembro de 2014, segunda-feira, foi aceito trabalho desenvolvido pelos alunos do 4º módulo do Curso de Jogos Digitais da Unicap para ser apresentado na 17th International Conference on Human-Computer Interaction – HCI 2015.

Os alunos Rennan Raffaele, Renato Alencar, Iran Barbosa e Bruno Colley, sob a orientação do professor Breno Carvalho, desenvolveram um poster científico sobre a usabilidade e jogabilidade do jogo multiplataforma Doctor Who: Legacy. O tema da pesquisa surgiu para atender uma atividade da disciplina Estudos da Sociedade Digital.

Poster desenvolvido pelos alunos para a disciplina Estudos da Sociedade Digital

O resultado do trabalho foi tão interessante que o professor Breno Carvalho sugeriu aos alunos submeterem no formato de artigo acadêmico para a Conferência que será realizada na cidade de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos, no período de 2 a 7 de agosto de 2015.

No final do mês de novembro, o  professor Breno Carvalho apresentou a pesquisa para o professor da UFPE, Marcelo Soares, um dos organizadores da área de Design, User Experience, and Usability do evento, possibilitando o convite aos alunos do Curso de Jogos Digitais a participarem da seleção de trabalhos para conferência.

Eu achei uma surpresa ter um trabalho aceito em um nível internacional. Sempre sonhei em ir para fora apresentar alguma coisa mas não imaginei que iria acontecer tão cedo, diz o discente Rennan Raffaele.

A publicação intitulada Doctor Who: Legacy an analysis of usability and playability of the multiplatform game será finalizada na língua inglesa para apresentação na Conferência e publicação internacional como capítulo de livro da Editora Springer.  A produção do artigo contará com a colaboração do aluno do curso de Jogos Digitais, Gabriel Soares, que já teve a experiência de apresentar um trabalho internacionalmente, na 5ª Conferência Internacional em Ergonomia e Fatores Humanos Aplicados – AHEF.

Resumo da pesquisa

No ano de 2013 foi lançado o jogo multiplataforma Doctor Who: Legacy, disponibilizado na web pela página do Facebook e smartphones com sistema operacional Android e iOS, e faz homenagem aos 50 anos do seriado de aventura sci-fi dos anos 1960 da emissora de TV britânica BBC. O jogo é um Puzzle Quest, no qual o usuário deve destruir blocos por turnos, cheio de personagens colecionáveis. A trama central traz o “Doctor” tendo de viajar através do tempo e espaço para reunir todos os seus amigos e ex-companheiros para, assim, impedir uma guerra que ameaça o universo.

O presente trabalho tem o objetivo de investigar a jogabilidade e usabilidade do jogo multiplataforma Doctor Who: Legacy nas plataformas mobile e web  fundamentada pelos autores Preece, Rogers e Sharp, a partir da observação das interações realizadas por usuários. Para o estudo da usabilidade e jogabilidade de um jogo multiplataforma foi realizada uma pesquisa com base na observação da interação dos usuários com o jogo Doctor Who: Legacy. Foram selecionadas 10 pessoas de forma aleatória entre 14 e 28 anos, dos sexos masculino e feminino, sendo 7 homens e 3 mulheres. Metade da amostra não conhecia o seriado da emissora britânica BBC.

3 comments on “Trabalho de alunos é aceito em Congresso Internacional