Playable City foi tema na 12ª Semana da Integração da Unicap – SIUCS

image_pdfimage_print

Na última quinta-feira, dia 23 de outubro, profissionais do C.E.S.A.R, Frank Junior, engenheiro de sistemas, e Leonardo Lima, designer de interação, discutiram com alunos e professores dos cursos de Jogos Digitais, Arquitetura e Publicidade e Propaganda sobre o que seria uma cidade playable, ao longo da apresentação foram discutidas algumas intervenções “lúdicas” que o bairro do Recife recebeu em abril deste ano durante o evento “Recife Playable city”.

playableCity-2014Para Frank e Leonardo, a vida deve ser vivida de maneira divertida, mas não será a tecnologia digital a única ferramenta para trazer a diversão para o cotidiano. A ideia é estimular os profissionais da área de jogos a expandirem o campo de atuação e utilizar a diversão e a fantasia presentes nos jogos para sensibilizar as pessoas a modificar o comportamento. Outro aspecto discutido foi a importância das equipes multidisciplinares, capazes de lidar com problemas complexos a partir de múltiplas perspectivas, bem como a importância do profissional interdisciplinar que pode se servir de ferramentas e perspectivas de diversas áreas do conhecimento.

Foi chamada atenção para a banalização do conceito de gamificação, que tem se tornado um simples processo de adicionar badges ao sistema, produto, serviço, perdendo o foco do objetivo principal que é tornar a ação divertida e prazerosa para a pessoa.

“Não adianta fazer uma cidade sustentável, bonita e ecologicamente correta sem observar o que as comunidades querem. Criar para depois perguntar às pessoas pode ser um grande erro”, diz Leonardo Lima.

Frank ainda afirmou que nem sempre a tecnologia é o ponto inicial de uma solução Playable, o mais importante é ter a mente aberta para entender o verdadeiro problema, coletar insights e articular soluções com a equipe de desenvolvimento. Tratar uma ideia com mesquinhez é impossibilitar seu amadurecimento em solução, projeto ou ação.

Durante a discussão, os alunos e professores fizeram perguntas e expressaram suas opiniões, deixando o evento sempre dialético, promovendo momentos de descontração e reflexão.

Confira algumas imagens do evento: