O anúncio escatológico do Prefácio “O Dia do Senhor”
Palavras-chave:
Anáforas, Linguagem simbólica, Esperança cristãResumo
Este trabalho investiga a dimensão escatológica presente no Prefácio O Dia do Senhor do Missal Romano, com foco na vida eterna, parusia e esperança cristã. Objetiva-se investigar como os Prefácios do Missal Romano articulam a escatologia, a partir da identificação dos recursos textuais e simbólicos que expressam os elementos focais do texto, e avaliar seus desdobramentos teológicos e pastorais na experiência litúrgica da assembleia. Espera-se demonstrar que os Prefácios possibilitam a inserção da assembleia num horizonte de vigilância, consolação e compromisso, revelando a liturgia como espaço de antecipação sacramental do Reino.
Downloads
Referências
BÍBLIA Sagrada. 2 ed. Tradução: CNBB. Brasília: Edições CNBB, 2019.
CONCÍLIO VATICANO II. Sacrosanctum Concilium: Constituição sobre a Sagrada Liturgia. [S.l.], Libreria Editrice Vaticana, 1963. Disponível em: https://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19631204_ sacrosanctum-concilium_en.html. Acesso em: 22 set. 2025.
CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E A DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS. Instrução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionário. Brasília: Edições CNBB, 2023.
FERRARI, Matteo. A Oração Eucarística: uma obra reaberta pelo Concílio. Brasília, DF: Edições CNBB, 2022. (Vida e Liturgia; v. 7).
MISSAL Romano; tradução portuguesa da 3.ed. típica para o Brasil realizada e publicada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil com acréscimos aprovados pela Sé Apostólica. São Paulo: Paulus, 2023.
SILVA, Jerônimo Pereira. Formação Mistagógica da Celebração Eucarística a partir da 3ª Edição Típica do Missal Romano.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Vieira da Silva do Rosário (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.





