Filosofia da educação latino-americana: caminhos possíveis do esperançar

Autores

  • Paulo Jorge Silva SEDUC - Prefeitura Municipal de Caruaru Autor

Palavras-chave:

Colonialidade, Descolonialidade, Transmodernidade

Resumo

A filosofia da educação latino-americana revela-se intencional e comprometida, constituindo-se como prática de resistência à colonialidade. Em diálogo com os estudos descoloniais, busca superar padrões eurocêntricos impostos como universais, reconhecendo a urgência de novos processos formativos que valorizem culturas periféricas e trajetórias invisibilizadas. A partir da análise de obras de autores como Arroyo, Dussel, Quintero, Figueira e Elizalde, objetivamos identificar caminhos marcados pela esperança. Concluímos, assim, que a educação alicerçada na esperança é aquela que favorece uma virada epistemológica rumo à transmodernidade, promovendo autonomia, consciência crítica, libertação e transformações sociais concretas, sustentadas pela exigência política da esperança.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. 2 Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

DUSSEL, Enrique. Transmodernidade e interculturalidade: interpretação a partir da filosofia da libertação. Revista Sociedade e Estado – v. 31 n. 1 Jan./Abr 2016. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/671858363/Transmodernidade-e-interculturalidade-interpretacao-a-partir-da-filosofia-da-libertacao. Acesso em: 10 out. 2025.

QUINTERO, Pablo; FIGUEIRA, Patrícia; ELIZALDE, Paz Concha. Uma breve história dos estudos decoloniais. In: CARNEIRO, Amanda (Org.). Arte e Descolonização. São Paulo: MASP, 2019.

SEGATO, Rita Laura. Aníbal Quijano y la perspectiva de la colonialidad del poder. La crítica de la colonialidad en ocho ensayos. Y una antropología por demanda. Buenos Aires: Prometeo libros, 2015.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Um balanço (provisório...) da filosofia da educação na América Latina. IXTLI – Revista Latinoamericana de Filosofía de la Educación – v. 1 n. 2, p. 155-174, 2014. Disponível em: http://ixtli.org/revista/index.php/ixtli/article/view/14. Acesso em: 10 out. 2025.

Downloads

Publicado

2025-11-27

Como Citar

Filosofia da educação latino-americana: caminhos possíveis do esperançar. (2025). Semana Teológica Da Unicap, 29, 293-302. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/semanateologica/article/view/3394