Catolicismo popular e devoção em Juazeiro do Norte: entre a colonização, o sincretismo e o legado do Padre Cícero
Palavras-chave:
Padre Cícero Romão Batista, Catolicismo popular, Devoção popularResumo
O presente estudo tem como objetivo analisar a formação do catolicismo popular brasileiro e a relevância de Padre Cícero Romão Batista no que toca a fé nordestina. Para tal, utilizaremos o método histórico-descritivo para compreendermos o sincretismo religioso presente nas formas diversas de vivenciar a fé. No Nordeste, a fé se desenvolveu em torno de líderes leigos, conhecidos popularmente como beatos; e o próprio Padre Cícero, cuja linguagem simples ajudou na aproximação da fé católica ao povo. Conclui-se, portanto, que seu legado reforça a identidade religiosa nordestina e permanece vivo nas romarias e devoções populares.
Downloads
Referências
CARNEIRO, Edson. Candomblé da Bahia. Rio de Janeiro: Andes, 1977.
CORDEIRO, Maria Paula Jacinto. Entre chegadas e partidas: dinâmicas das romarias em Juazeiro do Norte. 2010. 242 f. Tese (Doutorado em Sociologia) — Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2010.
HOORNAERT, Eduardo. Formação do catolicismo brasileiro: 1550–1800. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
HOORNAERT, Eduardo. O Cristianismo Moreno no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1991.
LIRA NETO. Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
MACEDO, Emiliano Urzer. Religiosidade Brasileira Colonial: um retrato sincrético. Ágora, Vitória, n. 7, 2008, p 1-20. Disponível em: <https://doceru.com/doc/e8sve08>. Acesso em: 15/10/2025.
SANTOS, João Everton da Cruz. A estirpe de conselheiros do catolicismo popular sertanejo do Nordeste brasileiro. Plura, v. 4, n. 2, p. 182-200 Disponível em: <https://revistaplura.emnuvens.com.br/plura/article/view/1836/1495>. Acesso em: 17/10/2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Liwerthon de Oliveira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.





