Jesus Cristo: sumo sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedec
Palavras-chave:
Hebreus, Sacerdócio, RessignificaçãoResumo
A presente pesquisa aborda a ressignificação cristã do sacerdócio antigo à luz de Jesus Cristo. Seu principal objetivo é compreender o tema proposto com base na Epístola aos Hebreus. Analisa-se, em primeiro lugar, a Carta aos Hebreus, a fim de identificar a mensagem central que levou o autor a reconhecer, em Jesus, o verdadeiro Sumo Sacerdote para os cristãos. Em seguida, discorre-se sobre o antigo sacerdócio judaico e, por fim, sobre a ressignificação cristã. Pretende-se, por meio desta investigação, aprofundar a compreensão acerca da ideia do sacerdócio de Cristo.
Downloads
Referências
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
MCKENZIE, John L. Dicionário bíblico. 9a ed. São Paulo: Paulus, 2005.
PAGOLA, José Antônio. Jesus: aproximação histórica. 7ª ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
VANHOYE, Albert. A mensagem da Epístola aos Hebreus. São Paulo: Paulinas, 1983.
VOUGA, François. A Epístola aos Hebreus. In: MARGUERAT, Daniel. (Org). Novo Testamento: história, escritura e teologia. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2009; p. 419-443.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Macionila Campos de Oliveira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.





