Crer em Cristo é afirmar a Trindade
Palavras-chave:
Mistério, Revelação, Jesus, Doutrina, IgrejaResumo
A doutrina cristã ensina que há um único Deus em três Pessoas e anuncia Jesus, o Filho de Deus, que é da mesma natureza do Pai, juntamente com o Espírito Santo. O trabalho objetiva discutir sobre a Trindade revelada por Jesus Cristo no Novo Testamento e a partir de uma pesquisa bibliográfica apresentar a manifestação do Deus uno e trino. Além disso, abordar o conteúdo trinitário desde o Antigo Testamento, os ensinamentos da patrística e a formulação do dogma trinitário afirmado e professado pela Igreja nos Concílios de Nicéia e Constantinopla I.
Downloads
Referências
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002
BOFF, Leonardo. A Trindade e a sociedade. Serie II: o Deus que liberta seu povo. 5ª ed. Petrópolis: Vozes, 1938. [Coleção Teologia e Libertação]
CATECISMO da Igreja Católica. São Paulo: Loyola, 2000.
CONCÍLIO VATICANO II. Constituição dogmática Dei Verbum: sobre a revelação divina. Vaticano: 1965. Disponível em < https://www.vatican.va/archive/ hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-ii_const_19651118_dei-verbum_po.html > Acesso em 26 set. 2025
LADARIA, Luiz F. O Deus vivo e verdadeiro: o mistério da Trindade. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 2012.
MACKENZIE, John L. Dicionário bíblico. São Paulo: Paulus, 1984.
ROMANO, Clemente. In.: Padres Apostólicos. São Paulo: Paulus, 2023. [Coleção Patrística]
SESBOÜÉ, Bernard; WOLINSKI, Joseph. História dos dogmas, tomo 1: O Deus da salvação. São Paulo: Loyola, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Guilherme Augusto de Araújo Pereira (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.





