Sobre a Revista

Justificativa

O pensar teológico nasce da experiência de Deus e, movido por esta experiência, procura iluminar, explicitar e aprofundar o que lhe oferece a revelação divina no decorrer da história humana.  Neste sentido, a teologia, enquanto inteligência da fé, não termina em si mesma, mas só chega à sua realização plena quando percebe-se capaz de tematizar a ação salvífica de Deus em sua oferta ao ser humano, ainda que tal tematização dependa de conceitos historicamente situados e, portanto, sujeitos a constantes aperfeiçoamentos e correções. Ciente desta realidade, a reflexão teológica desenvolvida pelo Curso de Teologia da UNICAP tem levado a sério as interpelações que o diálogo com a sociedade contemporânea impõe à fé crista. Sua caminhada sempre esteve marcada pela preocupação de conduzir a razão da fé ao coração do debate sociocultural, tentando mostrar a razoabilidade que a fé cristã possui em sua relação com as diversas perspectivas de leitura da realidade e do ser humano.

Relevância

Em consonância com o caminho trilhado pelo Curso de Teologia, a 28ª Semana Teológica da Universidade Católica de Pernambuco, que acontecerá entre os dias 26 e 29 de agosto, tendo como título “A teologia em novos cenários: aspectos eclesiológicos, pastorais e sociais”, almeja debater os novos horizontes teológicos que emergem do encontro com os atuais desafios propostos pelo entorno social hodierno.

Objetivos

A 28ª Semana Teológica tem o objetivo de promover uma recapitulação dos principais eixos que transpassam a reflexão teológica e, assim, revisitar os alicerces que iluminam os direcionamentos fundamentais que situa a teologia enquanto ciência acadêmica de permanente relevância eclesial, pastoral e social.

1. Disponibilizar material gráfico: banners, cards, capa...
  2. Relacionar integrantes de coordenação, de comitê de organização e de comitê científico/pareceristas.

Confira os STs para a Edição de 2024

• ST1. Sagrada Escritura
  • ST2. Pastoral e Prática
  • ST3. Teologia Sistemática
  • ST4. Questões Litúrgicas
  • ST5. Ciências da Religião e Filosofia.

Periodicidade

Este Evento acontece anualmente, podendo ocorrer no primeiro ou no segundo semestre.

Taxa de cobrança e acesso as informações aos trabalhos publicados

Este Evento não cobra taxa alguma de autores ou leitores, sendo completamente gratuito e com acesso livre, custeado pela Instituição gestora.