Sobre a Revista
Justificativa
A sociedade contemporânea vive um panorama de múltiplas crises. Ao perambular de crise em crise, de catástrofe em catástrofe, o horizonte parece descortinar-se sempre sombrio. Entre gerenciamentos e resoluções de problemas, a vida aparece sufocada por uma atmosfera de ressentimentos que impregna a sociedade, adoecendo e enfraquecendo as instituições que a sustentam. Neste cenário, o viver transforma-se em sobreviver e o mundo semelha uma prisão porque vislumbra um futuro fechado que impossibilita a chegada do novo.
Com o Jubileu da esperança, a Igreja deseja reanimar o viver; e dessa forma insuflar um olhar para o futuro cheio de entusiasmo, visto que conduzido por uma esperança que não engana porque é fruto da ação do Espírito Santo derramado no coração de todos e todas. Trata-se, portanto, de uma esperança que reconhece as dificuldades atuais, mas que permanece hábil em descobrir e construir sinais que possam responder aos anseios do coração humano.
A 29ª Semana Teológica da Universidade Católica de Pernambuco, que acontecerá entre os dias 08 e 12 de setembro, tendo como título “Jubileu da Esperança: uma agenda para a teologia contemporânea”, almeja debater os sinais de esperança que emergem do encontro com os atuais desafios propostos pelo entorno social hodierno. Em sua proposta, busca, através da recapitulação dos principais eixos que sustentam a reflexão teológica, revisitar os alicerces que dinamizam a esperança cristã como fonte de sustento, abertura ao futuro e práxis comprometida com os questionamentos provenientes da realidade que lhe interpela.
Relevância
A 29ª Semana Teológica da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com o tema Jubileu da Esperança: uma agenda para a teologia contemporânea, representa um evento de natureza acadêmica, científica e interdisciplinar que se articula com os desafios sociais, ambientais, existenciais e tecnológicos contemporâneos. Diante das urgências do nosso tempo, o evento oferece um espaço de reflexão crítica e criativa sobre as crises que afetam a sociedade global e local, e sobre as respostas possíveis a partir da esperança cristã, em diálogo com saberes diversos.
A relevância do evento se expressa especialmente na abordagem de temas relevantes para como os desafios socioambientais e políticos, o estímulo à construção da esperança social e os aspectos teológicos e eclesiais. Essas discussões contribuem diretamente para o pensamento crítico sobre os impactos dos atuais cenários nas experiências religiosas, culturais e sociais, além de estimular o desenvolvimento de soluções pastorais mais humanizadas, inclusivas e eticamente orientadas.
Consolidada como espaço de interlocução entre fé, razão e compromisso ético com a realidade, a Semana Teológica da UNICAP se apresenta como uma iniciativa singular no cenário acadêmico pernambucano. Ao mobilizar saberes teóricos e experiências práticas em torno de temas urgentes para o mundo contemporâneo, o evento amplia horizontes de compreensão e propõe caminhos inovadores para enfrentar os desafios atuais com lucidez, criatividade e senso de responsabilidade coletiva. Sua realização reafirma o papel estratégico da universidade na formação de sujeitos críticos, capazes de contribuir para o desenvolvimento humano, cultural e tecnológico do Estado, com base em valores que integram justiça, esperança e transformação social.
Objetivos
A 29ª Semana Teológica tem o objetivo de promover a reflexão acerca dos principais eixos que transpassam o pensar teológico e, assim, fomentar a produção de conhecimento transdisciplinar, com impactos concretos na formação teológica, acadêmica e cidadã dos participantes.
Confira os STs para a Edição de 2025
-
ST – Ciências da Religião e Filosofia – Prof. Dr. José Fabrício R. S. Cabral
-
ST – Pastoral e Prática – Prof. Dr. Drance Elias da Silva
-
ST – Questões Litúrgicas – Prof. Dr. Creômenes Tenório Maciel
-
ST – Temas de Teologia Bíblica – Profa. Dra. Rita Maria Gomes
-
ST – Teologia Sistemática – Prof. Me. Francisco Alan Cavalcante Martins
Periodicidade
Este Evento acontece anualmente, podendo ocorrer no primeiro ou no segundo semestre.
Taxa de cobrança e acesso as informações aos trabalhos publicados
Este Evento não cobra taxa alguma de autores ou leitores, sendo completamente gratuito e com acesso livre, custeado pela Instituição gestora.





