ENSINAR E ACOLHER
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL E SEUS EFEITOS FORMATIVOS EM CONTEXTOS DE MIGRAÇÃO
Palavras-chave:
ensino de línguas, formação docente, português como lingua adicional, migração, acolhimento linguísticoResumo
Este trabalho relata uma experiência no ensino de português como língua adicional a imigrantes venezuelanos, desenvolvida em um projeto de extensão da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Diante desse cenário, questiona-se de que modo a atuação docente em contextos de acolhimento linguístico contribui para a construção de uma prática pedagógica crítica, afetiva e intercultural. Nessa perspectiva, o objetivo geral é discutir os efeitos dessa vivência para professores em formação, especialmente no que se refere ao ensino de língua adicional como prática de acolhimento em contextos de migração. O referencial teórico apoia-se, essencialmente, em Leffa (2016), ao reconhecer os elementos essenciais da prática docente; em Grosso (2010), ao tratar a língua como espaço de pertencimento e hospitalidade; e em Lucena (2024), que enfatiza o protagonismo discursivo dos migrantes. A metodologia adotada combina uma revisão de literatura e uma análise da prática pedagógica desenvolvida no referido projeto, utilizando os pressupostos teóricos como referencial analítico. Os resultados indicam que a inserção em contextos migratórios favorece o desenvolvimento de uma postura pedagógica mais empática, ética e responsiva à diversidade, além de ampliar a percepção do professor em formação sobre o papel social da linguagem e o engajamento com práticas inclusivas e culturalmente sensíveis.
Referências
GROSSO, M. J. Língua de acolhimento, língua de integração. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n. 2, p. 61-77, 2010.
LEFFA, V. J. Língua estrangeira: ensino e aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2016.
LUCENA, Camila. A escolarização venezuelana em Igarassu/Pernambuco: migração venezuelana, exclusão e resistência. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 24, n. 81, 2024.
SILVA, T. C. Fonética e Fonologia do Português: Roteiro de Estudos e Guia de Exercícios. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2002.
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