ENSINAR E ACOLHER

RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL E SEUS EFEITOS FORMATIVOS EM CONTEXTOS DE MIGRAÇÃO

Autores

  • GUSTAVO HENRIQUE DE FREITAS FERNANDES Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor
  • FLÁVIA TAVARES DA COSTA RAMOS Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) Autor

Palavras-chave:

ensino de línguas, formação docente, português como lingua adicional, migração, acolhimento linguístico

Resumo

Este trabalho relata uma experiência no ensino de português como língua adicional a imigrantes venezuelanos, desenvolvida em um projeto de extensão da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Diante desse cenário, questiona-se de que modo a atuação docente em contextos de acolhimento linguístico contribui para a construção de uma prática pedagógica crítica, afetiva e intercultural. Nessa perspectiva, o objetivo geral é discutir os efeitos dessa vivência para professores em formação, especialmente no que se refere ao ensino de língua adicional como prática de acolhimento em contextos de migração. O referencial teórico apoia-se, essencialmente, em Leffa (2016), ao reconhecer os elementos essenciais da prática docente; em Grosso (2010), ao tratar a língua como espaço de pertencimento e hospitalidade; e em Lucena (2024), que enfatiza o protagonismo discursivo dos migrantes. A metodologia adotada combina uma revisão de literatura e uma análise da prática pedagógica desenvolvida no referido projeto, utilizando os pressupostos teóricos como referencial analítico. Os resultados indicam que a inserção em contextos migratórios favorece o desenvolvimento de uma postura pedagógica mais empática, ética e responsiva à diversidade, além de ampliar a percepção do professor em formação sobre o papel social da linguagem e o engajamento com práticas inclusivas e culturalmente sensíveis.

Biografia do Autor

  • GUSTAVO HENRIQUE DE FREITAS FERNANDES , Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

    Acadêmico da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), cursando Licenciatura em Letras - Português e Inglês. Participa como voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UNICAP, no projeto "O ensino de língua inglesa em (dis)curso: uma teoria e(m) prática". Possui experiência como Professor Bolsista de Língua Inglesa no Programa de Línguas e Informática da UPE (PROLINFO) e como Extensionista no projeto "Português para Imigrantes", atuando como professor voluntário de Língua Portuguesa para venezuelanos. Atualmente, exerce a função de Monitor de Linguagens para o Ensino Fundamental no Colégio Imaculado Coração de Maria. É o idealizador da página no Instagram @guhlivros, voltada para a divulgação de conteúdos literários de forma acessível. Desenvolve pesquisas nas áreas de Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa, Multiletramentos e Multimodalidade, Linguagens, Literatura Infantojuvenil e Educação.

Referências

GROSSO, M. J. Língua de acolhimento, língua de integração. Horizontes de Linguística Aplicada, v. 9, n. 2, p. 61-77, 2010.

LEFFA, V. J. Língua estrangeira: ensino e aprendizagem. Pelotas: EDUCAT, 2016.

LUCENA, Camila. A escolarização venezuelana em Igarassu/Pernambuco: migração venezuelana, exclusão e resistência. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 24, n. 81, 2024.

SILVA, T. C. Fonética e Fonologia do Português: Roteiro de Estudos e Guia de Exercícios. 6 ed. São Paulo: Contexto, 2002.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

FERNANDES , GUSTAVO HENRIQUE DE FREITAS; TAVARES DA COSTA RAMOS, FLÁVIA. ENSINAR E ACOLHER: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL E SEUS EFEITOS FORMATIVOS EM CONTEXTOS DE MIGRAÇÃO. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 30–34, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3235.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

11-20 de 56

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.